Continental mostra soluções de mobilidade no CES 2018

InovaçãoMobilidade

A empresa estará no Consumer Electronics Show em Las Vegas, nos EUA, entre 9 e 12 de janeiro, para demonstrar aos seus clientes como a automação, a interconectividade e a eletrificação estão a converter não só os veículos, mas também a mobilidade e a forma de viver.

“O desenvolvimento decisivo do nosso sector deixou há muito de ser medido em potência e velocidade máxima. Atualmente, os parâmetros para as soluções de mobilidade bem-sucedidas são segurança, experiência do utilizador e sustentabilidade. Na CES 2018, mostraremos como estamos a usar as nossas soluções para moldar a transformação em mobilidade como um bom lugar para estar”, diz Helmut Matschi, membro do Conselho de Administração da Continental e diretor da Divisão de Interiores, destacando as áreas em que a empresa se foca neste evento.

A empresa apresentará o seu conceito em que carro se transforma num companheiro digital do utilizador, graças à conectividade e à inteligência artificial. Baseado em algoritmos de aprendizagem, o veículo relembra e interpreta o comportamento do utilizador, adapta as ofertas de navegação ou o infotainment e até antecipa os desejos do condutor. Para permitir uma conversação natural entre o condutor e o veículo, a Alexa, serviço de voz da Amazon, foi ligada a várias funçõespara suportar, por exemplo, um manual do utilizador interativo que explica imediatamente ao condutor o significado das mensagens de erro ou avisos.

A Conectividade Holística é outro dos destaques com uma solução é baseada numa arquitetura orientada a serviços que torna possível fornecer novas funções de uma forma rápida e segura, incluindo conteúdo e serviços de terceiros. Existe um guia digital de viagem integrado para dar aos condutores navegação ou informação contextualizada, dinâmica e interativa, infotainment, serviços de viagem e assistência a veículos usando uma cronologia na consola central ou através de uma saída de voz.

Por outro lado, a Continental aposta, também, num sistema de habitáculo integrado e na automatização do processo de carregamento de automóveis, tornando-os carregadores em andamento com o sistema AllCharge. O sistema elimina a necessidade de procurar um ponto de carregamento adequado, já que é compatível com todos os postos de carregamento, dependendo da capacidade de carga, tipo de corrente e voltagem. Além da sua flexibilidade e desempenho, oferece a vantagem extra de transformar um veículo elétrico num carregador portátil, pronto para ser utilizado em festas na bagageira, viagens de campismo ou estaleiros de obras.

Na CES 2018, a empresa apresentará ainda outro novo sistema de carregamento de baterias com tecnologia de indução, que  dispensa a utilização de cabos. Além disso, o veículo pode encontrar a sua posição exata sobre o transmissor no solo graças a uma solução de micro navegação da Continental que será capaz de trabalhar sem qualquer intervenção do condutor, à medida que a condução parcialmente automatizada continuar a ser desenvolvida. 

A companhia vai ainda demonstrar a tecnologia 3D Flash LIDAR de alta resolução que agora, e pela primeira vez, preenche os requisitos do sector automóvel. O HFL110 foi desenvolvido para utilização a curta distância e gera um ponto 3D de alta resolução 30 vezes por segundo dentro de seu campo de visão de 120°. Isto significa que é feita uma medição precisa da distância, em tempo real, para cada pixel no campo de visão. Isto produz uma lista de objetos que é depois usada para definir a estratégia de condução do veículo. Os pixéis interconectados da solução fazem com que sejam imunes aos efeitos dos reflexos de luz o que, juntamente com o elevado grau de robustez em condições de climatéricas desfavoráveis, aumenta ainda mais as capacidades de desempenho dos sensores.

Outras novidades serão a app City Navigation, que ajuda as pessoas a moverem-se num ambiente de cidades inteligentes, o Zonar Coach, um sistema avançado de apoio ao condutor que oferece soluções inteligentes para a gestão de frotas de veículos comerciais, e a unidade central de processamento com arquitetura E/E baseada em servidor.

In-Vehicle Server (Servidor integrado no Veículo) usa um computador de alto desempenho como plataforma para a aplicação de software para funções pré-definidas, bem como para software e serviços de terceiros.

O servidor integrado no veículo também age como um gestor de redes e, com o seu Intelligent Antenna Module (Módulo de Antena Inteligente) como uma interface de comunicação, fornece um elemento central de arquitetura para atualizações de software para manutenção remota e cibersegurança de veículos. Os conhecimentos em gestão de software da Elektrobit e as soluções de cibersegurança da Argus são partes essenciais deste servidor integrado no veículo.

Antes do evento, aconteceram já os CES Innovation Awards, em que a Continental arrecadou dois Prémios de Inovação. Um atribuído ao sistema de áudio sem colunas Ac2ated Sound, que foi distinguido na categoria Áudio/Vídeo no Automóvel e outro com o Continental Air Supply (CAirS), que ganhou na categoria de Eco-Design e Tecnologias Sustentáveis. Este módulo de fornecimento de ar altamente integrado não só simplifica a instalação do veículo, como também poupa energia. 

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor