Continental mostra bases da futura mobilidade digital

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A Continental anunciou que vai lançar uma série de produtos e serviços na CES, que decorre entre 5 e 8 de janeiro em Las Vegas, que vão ajudar a indústria automóvel na sua transformação digital e a criar as bases para a futura mobilidade.

“Toda a indústria automóvel está a passar por uma revolução e na Continental estamos a desempenhar um papel ativo na sua formação. Com base no nosso conhecimento profundo na integração de sistemas e nos anos de experiência no campo da conectividade de veículos, estamos constantemente a adaptar os nossos produtos de acordo com as últimas tendências de mercado. Por exemplo, estamos a desenvolver as bases para novas soluções de mobilidade para os nossos clientes e juntos estamos a ajudar a moldar a mobilidade do futuro. Na CES, em Las Vegas, demonstraremos as mais recentes soluções que nos levarão para o futuro”, disse, em comunicado, Helmut Matschi, membro do Conselho de Administração da Continental e diretor do Departamento de Interiores.

Os produtos e serviços que serão lançados no próximo mês são:

  • Biométrica no veículo: combinação do controlo de acesso sem chave do sistema PASE (Passive Start and Entry) e de elementos biométricos que oferecerão mais segurança, nomeadamente contra roubos, e verdadeira personalização. Para ligar o motor, por exemplo, poderá não bastar ter simplesmente a chave certa dentro do veículo, dependendo da forma como o sistema está configurado pelo fabricante. A biométrica pode ser integrada em qualquer sistema inteligente, independentemente da tecnologia de acesso usada no veículo (Bluetooth Baixa Energia ou Baixa Frequência).
  • Terminal em nuvem para o sistema de entretenimento: o novo terminal em nuvem armazena as aplicações na nuvem, em vez de na unidade central, e usa tecnologia HTML5, o que permite o desenvolvimento das aplicações de uma forma independente da plataforma e que os dados sejam apresentados em diferentes ecrãs com diferentes resoluções. Além disso, funciona também como um assistente digital do condutor, analisando os seus hábitos em diferentes alturas do dia ou da semana e, com base nestas informações, define automaticamente o programa de entretenimento a reproduzir ou a estação de rádio favorita que o condutor ouve quando vai para o trabalho de manhã. Mesmo o rádio pode ser otimizado de formas importantes, acrescentando serviços adicionais da nuvem e sistemas de inteligência artificial, em que, por exemplo, a estação de rádio pode mudar automaticamente para outra em que esteja a dar o artista favorito do condutor.
  • eHorizon para motociclos: o eHorizon é um sistema que oferece uma plataforma partilhada para comunidades de motociclistas e que permite que possam partilhar informação importante sobre o itinerário. Usando o conceito de inteligência de enxame, essa ferramenta fornece, de forma contínua, informação precisa e atualizada ao mapa digital na plataforma. Os dados armazenados são reunidos numa nuvem e ficam disponíveis para todos os motociclistas.
  • Vidro Inteligente aperfeiçoado: o vidro inteligente permite o escurecimento seletivo e gradual de praticamente todas as janelas no automóvel com um toque num botão. Graças à integração do controlo de vidro inteligente no sistema eletrónico de comunicação do veículo, o vidro ajusta-se dinamicamente a diferentes situações de trânsito. Por exemplo, o vidro pode ser escurecido exatamente no ponto em que o sol está a brilhar. O PASE está também ligado a este controlo, o que significa que o escurecimento da janela pode ser ajustado à medida que o condutor se aproxima do carro com a chave.
  • Superfície do ecrã 3D: os painéis de instrumentos totalmente digitais podem ser ideais para apresentar conteúdo mas não são muito flexíveis em termos de design. Assim, para permitir que os condutores possam usufruir de conteúdo digital sem terem de olhar para um ecrã plano, a Continental desenvolveu uma superfície com mostrador 3D que apresenta elementos topográficos ligados oticamente, que trazem de volta a qualidade e individualidade de design aos mostradores clássicos.
  • 3D Flash LIDAR: o sensor 3D Flash LIDAR (HFL) permite a monitorização em tempo real e em 3D do ambiente em redor do veículo e não contém qualquer componente mecânico. A tecnologia, que já está a ser experimentada no campo da aeronáutica, proporciona uma visão mais abrangente e detalhada de toda a área em redor do veículo – durante o dia e a noite – e funciona de forma fiável, mesmo em condições climatéricas adversas. O HFL expande o portfolio da empresa em sensores para sistemas avançados de assistência à condução para, em combinação com outros sensores, apoiar a condução altamente e totalmente automatizada.
  • Unidade de Controlo de Condução Assistida & Automatizada: o ADCU (Assisted & Automated Driving Control Unit – Unidade de Controlo de Condução Assistida & Automatizada) pode desempenhar um papel fundamental na interconectividade de chassis eletrónicos e sistemas de segurança, aumentando o âmbito de conectividade de sistemas que costumavam funcionar separadamente. O ADCU é um elemento central para implementação da arquitetura de segurança funcional necessária e, ao mesmo tempo, um anfitrião para descrições do ambiente central e das funções de condução necessárias para a condução automatizada.
  • Zonar: a empresa, que foi a última aquisição da Continental, vai mostrar o seu portfólio de tecnologia inteligente de gestão de frotas para transporte de mercadorias e passageiros. O novo sistema ZonarConnect é um tablet de última geração, permanentemente ligado em rede, que dá aos operadores de frotas comerciais um melhor controlo sobre os seus processos de negócios.

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