Diminuiu a confiança das empresas na segurança de dados na cloud

Cloud

A BT, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções e serviços de telecomunicações, realizou um estudo onde apontou que a segurança da informação e a confiança em serviços baseados em cloud são preocupações crescentes para quem toma as decisões de TI nas grandes organizações. A pesquisa foi concluída pela Vanson Bourne para a BT em

A BT, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções e serviços de telecomunicações, realizou um estudo onde apontou que a segurança da informação e a confiança em serviços baseados em cloud são preocupações crescentes para quem toma as decisões de TI nas grandes organizações.

cofre_nuvem-272-4d3ffe79cf73f1

A pesquisa foi concluída pela Vanson Bourne para a BT em julho de 2014. Foram realizadas entrevistas em mais de 640 grandes organizações (com mais de mil colaboradores) em onze países/regiões – África do Sul, Alemanha, Austrália, Brasil, Espanha, Estados Unidos, França, Hong Kong, Oriente Médio, Reino Unido e Cingapura –, que abrangem áreas como finanças, retalho e entidades governamentais.

Setenta por cento de todos os entrevistados já adotam soluções de armazenamento na cloud e aplicações web nos seus negócios, mas a confiança deles na segurança da cloud nunca foi tão baixa. Apesar disso, 50 por cento dos entrevistados declararam adotar os serviços de cloud criados para o mercado de massa, e não aqueles feitos especificamente para o setor corporativo.

O novo estudo aborda as atitudes de executivos de TI em onze países/regiões de todo o mundo em relação aos serviços de cloud, assim como a utilização que vêm fazendo desses serviços.

A pesquisa revela que três quartos dos profissionais que tomam decisões na área de TI (76 por cento globalmente) alegam que a segurança é a sua principal preocupação quanto à utilização de serviços baseados em cloud.

Globalmente, cerca de metade dos entrevistados (49 por cento) disseram estar “muito ou extremamente preocupados” com relação à segurança desses serviços, um índice 10% superior ao da pesquisa realizada em 2012.

Quanto a preferir as soluções de cloud voltadas ao consumidor àquelas criadas para as empresas, 48 por cento dos entrevistados revelaram a impressão de que serviços e aplicações baseadas em cloud para o mercado corporativo são muito caras. E 44 por cento deles acreditam que as aplicações e os serviços de cloud para o mercado de massa são tão eficazes quanto aqueles projetados especificamente para os usuários corporativos.

Para mais da metade (54 por cento) confiar em fornecedores também é uma preocupação. No total, 41 por cento dos ouvidos pelo estudo têm a impressão de que todos os serviços de cloud são naturalmente inseguros. E 26 por cento dos entrevistados em nível mundial disseram já haver experimentado um incidente de violação de dados em que o provedor de serviços de cloud foi parcialmente culpado.

A adoção de serviços de cloud tem aumentado rapidamente em todo o mundo. As organizações estão a procurar colher os inúmeros benefícios que esses serviços podem oferecer, tais como escalabilidade, rápida implementação e acesso à rede a partir de qualquer lugar. A pesquisa revela um paradoxo interessante: de um lado, estão preocupados com as consequências do uso de serviços públicos de cloud para a segurança; entretanto, suas decisões de compra parecem estar decisivamente influenciadas pela percepção de custos no curto prazo. Convidamos esses executivos a ponderar os custos e os danos à reputação de sua marca causados por uma falha de segurança em cloud”, disse em comunicado Javier Semerene, vice- presidente da BT Global Services para a América Latina.

Ele acrescenta que “os aplicativos e serviços em cloud criados para o mercado corporativo são feitos para que as empresas se beneficiem das possibilidades da cloud e possam, ao mesmo tempo, diminuir substancialmente os seus riscos. Por exemplo, o nosso portfólio BT Cloud Compute oferece serviços de armazenamento de dados com segurança; e nosso portfólio BT Assure fornece soluções de segurança e gerenciamento de rede via cloud. E isso pode resultar em economias expressivas.

Eu sugiro às organizações que realizem uma cuidadosa análise de risco antes de optar por serviços de cloud feitos para o mercado de massa. Cada empresa tem um apetite diferente para o risco, e isso deve ser levado em consideração em uma decisão de compra. Nossos especialistas em segurança podem ajudar as organizações a fazer uma avaliação correta, com a solução ideal para seus limites de risco, e entregar um grande desempenho, quaisquer que sejam suas necessidades”, conclui.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor