Comissão Europeia premeia com 10 mil euros duas ideias de negócio

AppsMobilidade
0 0 Sem Comentários

Engenhos que permitem andar sobre a água e apps para aumentar a segurança são exemplos de 16 projetos que competem pelo prémio final.

No início deste ano, a Representação da Comissão Europeia em Portugal lançou aos empreendedores o desafio de apresentarem as suas ideias de negócio. Entre as cerca de 150 propostas, encontra-se, por exemplo, um engenho que permite andar sobre a água, um projeto que propõe juntar o design à funcionalidade de produtos sanitários e uma app que visa aumentar a segurança na prática de desporto.

Estas são apenas três das 16 ideias que estão, agora, na reta final do concurso “Elevator Pitch – Ideias Que Marcam”. As equipas candidatas competem por dois prémios de 5.000 euros cada. Os dois vencedores serão conhecidos no próximo dia 9 de maio, Dia da Europa, na Bolsa do Empreendedorismo.

O evento, que decorre a partir das 9h00, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, arranca com um painel que conta com a presença de Carlos Moedas, Comissário europeu, de Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia, de Pedro Duarte Guimarães (Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia), de Teresa Mendes (Instituto Pedro Nunes) e de Eduardo Maldonado (Fundação para a Ciência e Tecnologia/Agência Nacional de Inovação). Ainda durante a manhã, serão revelados os vencedores do concurso de ideias e as duas equipas premiadas farão uma apresentação de um minuto cada.

A tarde é dedicada à partilha de conhecimento e de experiências e acolhe, entre as 14h00 e as 18h00, quatro estações de workshops centradas nos temas «Arranque», «Business», «Capitalizar» e «Desenvolver» – contabilizando, no total, 16 sessões de 50 minutos cada.

Refira-se que as conversas são conduzidas por mais de 40 profissionais de entidades parceiras de várias áreas e visam abordar temas e instrumentos como o Portugal 2020 e o Instrumento PME do Horizonte 2020, o microcrédito, o crowdfunding, as marcas e as patentes, o apoio ao empreendedorismo e a liderança.

O evento servirá ainda de momento oficial para a receção das candidaturas ao Concurso “Canvas – Projetos Que Marcam”. Mais informações sobre o Concurso Canvas e a Bolsa do Empreendedorismo 2016 através do site www.bolsadoempreendedorismo.pt.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor