Comissão Europeia investe 200 milhões em cidades inteligentes

EmpresasNegócios

A Comissão Europeia anunciou um plano de ação de 200 milhões de euros de incentivo ao desenvolvimento de cidades inteligentes. Para lá das vertentes habituais, as medidas abrangem também novos modelos de negocio e de tratamento de dados. O “Smart Cities Partnership Strategic Implementation Plan” define um conjunto de novos objetivos relativos ao planeamento, construção

A Comissão Europeia anunciou um plano de ação de 200 milhões de euros de incentivo ao desenvolvimento de cidades inteligentes. Para lá das vertentes habituais, as medidas abrangem também novos modelos de negocio e de tratamento de dados.

SmartCityO “Smart Cities Partnership Strategic Implementation Plan” define um conjunto de novos objetivos relativos ao planeamento, construção e funcionamento destas cidades inteligentes que passam pelas tecnologias da informação, pelos transportes e energia e por novas formas de integrar estas áreas.

Estas novas medidas partem do pressuposto de que os dados “são abertos por defeito”, que os dados resultantes podem ser reutilizados por outros, “de modo a criar benefícios adicionais para cidadãos, empresas e governos”.

O plano de ação também sugere melhorias na forma como as cidades são geridas, aconselhando formas diferentes para envolver os cidadãos e formas mais colaborativas de organização.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor