Editorial: Começa hoje a mais importante feira de tecnologia da atualidade

CloudMobilidadeNegócios
0 10 Sem Comentários

É em Barcelona, entre 22 e 25 de fevereiro, mas desde ontem que se realizam eventos paralelos, apresentações à imprensa e conversas entre especialistas.

A mais importante porque trata de todos os assuntos que dizem respeito ao mais importante equipamento para a sociedade em geral: o telemóvel e tudo o que lhe está direta ou indiretamente ligado.

No decorrer dos próximos dias, as marcas vão lançar os seus últimos modelos de telemóveis, tabletes e wearables. Mas não só de novidades de equipamentos vamos ouvir falar. Importa estarmos atentos às estratégias que toda a indústria está a desenvolver no mundo. Durante a semana, vamos ouvir falar de Internet.org , e-commerce, start ups, melhor banda larga, chips, processadores, cidades digitais, M2M, print one dimand, 3D. E o tema do momento, a Internet das Coisas.

As operadoras de telecomunicações são, neste momento, o centro das atenções. São elas que conduzem o processo de evolução, que estão no “comando” das nossas vidas através do telemóvel e todo o poder de uma indústria que trabalha em paralelo para que tenhamos o comando de tudo na palma da nossa mão.

Nos últimos anos, temos a assistido ao nascimento de empresas e projetos que têm mudado a nossa vida no sentido prático, que simultaneamente têm colocado no centro da discussão novos modelos de negócio que mexem com os interesses instalados. E e até com profissões que de alguma forma considerávamos intocáveis. Estes negócios têm uma tendência de crescimento e todos os dias as operadoras procuram novas formas de incentivar o mercado e investir em novos modelos de negócio que se adaptem a modelos possíveis de controlar através de um telemóvel ou de um tablet.

Este mercado encaixa diretamente com o mercado de “cloud”. Um conjunto de soluções que permitem às empresas encontrar respostas para que a informação de dados seja tratada em máquinas que todos partilham o custo mas que são dimensionadas às necessidades de cada um. É aqui que surge mais uma área de negócio que temos ouvido falar muito nos últimos tempos: a análise de dados e os profissionais que os vão tratar. Um tema que será sem dúvida um dos mais falados neste evento. Será uma semana repleta de bons momentos e de muitas novidades.

A B!T estará no terreno com uma equipa de jornalistas que permitirá fazer uma cobertura ambiciosa para mantê-lo informado sobre tudo o que passar pelo Mobile World Congress 2016.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor