Coimbra Genomics e CHUC assinam acordo

EmpresasNegócios

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e a startup Coimbra Genomics assinaram um protocolo que poderá ajudar a posicionar Portugal na dianteira da genómica e da medicina personalizada a nível internacional. Segundo os termos da parceria, médicos do CHUC irão participar no teste e validação de uma plataforma de software desenvolvida pela Coimbra

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e a startup Coimbra Genomics assinaram um protocolo que poderá ajudar a posicionar Portugal na dianteira da genómica e da medicina personalizada a nível internacional.

MedicinaSegundo os termos da parceria, médicos do CHUC irão participar no teste e validação de uma plataforma de software desenvolvida pela Coimbra Genomics, a qual permite aos profissionais de saúde consultar o genoma completo de cada doente, o que resulta em diagnósticos, prognósticos e terapias mais personalizados.

José Martins Nunes, presidente do CHUC, refere que “num momento muito difícil para Portugal o CHUC, em parceria com a Coimbra Genomics, encontra na inovação em saúde e no pioneirismo deste projeto um forte motivo de orgulho para a Medicina de Coimbra e do País, que resultará na liderança científica internacional desta área da investigação”.

“Este acordo pode muito bem ser o primeiro passo para tornar o CHUC no primeiro hospital do mundo a testar e utilizar o sistema inovador desenvolvido pela Coimbra Genomics e pelos seus parceiros”, afirma Nuno Arantes e Oliveira, co-fundador e CEO da Coimbra Genomics.

A Coimbra Genomics foi criada em fins de 2012 por um pequeno número de personalidades destacadas da ciência e do empreendedorismo em Portugal, com o apoio da empresa Critical Software e do Biocant Park.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor