Cofundador da Lyft diz que em cinco anos a sua frota será autónoma

Inovação
0 0 Sem Comentários

A Lyft é a maior concorrente da Uber nos Estados Unidos, e tal como a rival está a investir em carros autónomos. Tanto, que o cofundador John Zimmer acredita que em cinco anos a maior parte da sua frota será autónoma.

Isso mesmo foi o que o executivo escreveu em uma publicação na plataforma Medium. Zimmer começou por dizer que as nossas comunidades foram construídas em torno dos carros, que ocupam demasiado espaço nas ruas e nos bairros.

Depois, lembrou a parceria entre a Lyft e a General Motors no início desse ano, para garantir uma rede on demand de carros autónomos. “Dentro de cinco anos, uma frota inteiramente constituída por carros autónomos fará a maioria das viagens da Lyft em todo o país”, garantiu.

Zimmer também citou Elon Musk, CEO da construtora de carros elétricos Tesla, que disse acreditar que a transição para os carros autónomos irá acontecer através de uma rede de donos desses veículos, que irão alugá-los a outros utilizadores. “Elon está certo, uma rede de carros é crítica, mas a transição para um futuro autónomo não irá ocorrer primariamente por conta de carros de indivíduos”, corrigiu Zimmer. “Será mais prático e apelativo ter acesso a carros autónomos quando eles fazem parte da frota automóvel da Lyft.”

A companhia pretende ter uma frota sempre disponível, limpa e fiável, beneficiando de economias de escala.

Outra previsão interessante do cofundador da empresa é que em 2025, os cidadãos a viver nas maiores cidades dos EUA não vão mais ter carro próprio. Isso porque comprar carro significa também pagar gasolina, seguro, estacionamento e manutenção.

O modelo de negócio da Lyft e da Uber já começou a encorajar pessoas a viverem sem comprar carro. Zimmer nota que há cada vez menos jovens a tirar a carta de condução no país. “Um jovem da geração millennial hoje tem 30% menos probabilidade de comprar um carro que alguém da geração anterior”, escreve o executivo.

O artigo é extenso e fala dessa como a terceira revolução da indústria automóvel. Pode ser lido aqui, em inglês.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor