Cloud Transformation

CloudNegócios

A melhoria dos processos é e sempre será uma das bases para a constante evolução da estratégia empresarial. Esta “obsessão” saudável permitiu, ao longo dos anos, uma série de novas medidas e conceitos, transversais a todas as áreas, que mudaram por completo o panorama da gestão estratégica. No campo tecnológico há uma nova solução, à

cabeça joao lopes

A melhoria dos processos é e sempre será uma das bases para a constante evolução da estratégia empresarial. Esta “obsessão” saudável permitiu, ao longo dos anos, uma série de novas medidas e conceitos, transversais a todas as áreas, que mudaram por completo o panorama da gestão estratégica. No campo tecnológico há uma nova solução, à qual poucas organizações vão poder ficar indiferentes e esta chama-se Cloud Transformation.

cloud foundry

Para que melhor a entendamos, Cloud Transformation é um processo que rapidamente transporta a infra-estrutura tradicional de TI de uma empresa para a Cloud. Proporciona uma vasta lista de serviços profissionais que permitem aceder, migrar e transformar uma infra-estrutura de TI de uma empresa, bem como, os seus serviços nucleares, o que rapidamente a faz beneficiar de uma redução de custos, uma performance melhorada e uma capacidade de negociação mais ágil.

As empresas fornecedoras deste tipo de soluções conseguem através do seu expertise, garantir uma implementação, onde os objectivos de negócio do cliente são amplamente percebidos e obtidos. O verdadeiro valor da implementação de uma Cloud Transformation recai numa clara optimização de processos, o que inerentemente vai originar uma redução de custos tecnológicos e melhoria da qualidade dos serviços prestados. Um dos factores de maior criticidade é a segurança, que deverá ser vista como uma prioridade máxima, assim como a acessibilidade aos centros de dados, que deverá ser realizada globalmente.

Após a adopção do modelo, a redução de custos é o benefício imediato, sendo a velocidade e a transformação de processos de negócios, os próximos factores chave. São reconhecidas as vantagens obtidas através da Cloud na entrada em novos mercados, bem como a dinâmica conseguida na transformação de processos de negócio. Ambos estes factores são vistos como críticos ao sucesso.

Os ganhos obtidos durante os primeiros tempos, após adesão, podem rapidamente desaparecer e tornar esta solução pouco rentável, nesse sentido é imperativo que as empresas adoptem uma postura assertiva de negócio, direccionada às plataformas de utilização do Cloud Computing.

Hoje em dia as empresas já estão a reconhecer a migração para a Cloud como um processo natural no crescimento da sua estratégia de gestão, impulsionador da transformação e evolução do negócio, assim como, da arquitectura e plataformas de TI. A tendência natural do mercado sugere que a curto prazo, áreas como recursos humanos, vendas e marketing, entre outros departamentos de gestão, estejam completamente absorvidos.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor