Closer instala preçário digital no Millennium BCP

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A tecnológica portuguesa Closer implementou uma solução de Preçário Digital em 700 balcões do banco millennium BCP, além dos canais web. Foi um projeto liderado pela divisão de Digital Signage da empresa.

O objetivo do projeto era cumprir as exigências do Banco de Portugal, otimizar processos e prestar um melhor serviço ao cliente. O projeto foi baseado na tecnologia proprietária Presentime da Closer.

Um dos primeiros pontos a que a solução de Preçário Digital responde é à regulação do sector, que inclui o Aviso 8/2009 do Banco de Portugal. Esta normativa obriga os bancos a divulgarem o preçário completo e permanentemente atualizado dos seus produtos e serviços em todos os locais de atendimento ao público, incluindo sucursais e websites.

“Segundo este Aviso, entre outros aspetos, são estabelecidos os requisitos mínimos de informação que devem ser satisfeitos na divulgação das comissões, despesas e taxas de juro dos produtos e serviços financeiros disponibilizados ao público, devendo estar em lugar bem visível e de acesso direto, em dispositivo de consulta fácil, nomeadamente com recurso a meios eletrónicos”, explica Germano Pó, da direção de marketing de retalho do Millennium BCP.

O banco tinha diversos preçários na Intranet que serviam de suporte à existência física do dossier de preçário em papel, disponível ao público nas sucursais. Era um documento extenso e difícil de consultar, sendo que as coimas por falta de atualização ou atualização incorreta podem variar entre os 3000 e os 1,5 milhões de euros por cada infração.

João Amorim, responsável pelo projeto, refere que a Closer fez uma abordagem simples e de baixo custo, conectável a qualquer tipo de monitor. “Este facto foi claramente distintivo em relação a outras soluções que analisámos na altura, nomeadamente a utilização de tablets (Android ou Windows), que nos pareciam de dimensão desadequada, ou outras soluções de “kiosk” mais elaboradas e, por isso, demasiado caras para o objetivo de massificação dos equipamentos por todas as sucursais.”

Digital Signage

A solução, criada com a Direção de TI do Millennium BCP,  conjuga o uso de um ecrã tátil de 23’’ com uma infraestrutura Presentime para publicar o Preçário Digital, atualizado em tempo real. Também torna a pesquisa mais rápida e permite aumentar a imagem se necessário.

O desenvolvimento da aplicação web foi feito pela Closer sob orientação da Direção de Comunicação do Banco e da Direção de Compliance. Para garantir a precisão da informação, foi criado um processo único de atualização do repositório central na Intranet de todos os preçários do grupo Millennium, e um processo automático de distribuição multicanal. Os automatismos garantem a atualidade dos documentos nos “endpoints” e o tratamento adequado do seu versionamento e publicação. A Closer também providenciou o trabalho de preparação das equipas de “rollout” e de suporte técnico na implementação e suporte.

“Face aos ambiciosos desafios deste projeto, podemos dizer que foi um sucesso e que atingimos o objetivo de implementação de uma ferramenta de gestão centralizada e uma solução de Preçário Digital completamente inovadora ao nível da banca em Portugal”, refere João Amorim.

Em termos de custos, a solução garante poupanças de 230 mil euros a cada cinco anos. Noutras vertentes, reduz a carga administrativa e elimina os constrangimentos associados ao papel. No futuro, o objetivo é que os elementos digitais presentes nas sucursais do Millennium sejam em cada vez maior número e cada vez mais integrados.


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