Click-to-Buy: o comércio eletrónico chegou à TV [atualizado]

e-Commercee-Marketing

A Vodafone acaba de lançar o primeiro serviço que permite comprar produtos diretamente, e em tempo real, a partir da televisão. Os artigos apresentados ao potencial comprador estão, segundo a operadora, relacionados com o canal e com o programa a que o telespectador assiste.

Chama-se Click-to-Buy e a Vodafone afirma, em comunicado, que é um serviço que abrirá as portas do mercado do comércio televisivo, ou T-Commerce. O serviço está apenas disponível para clientes do serviço de TV da Vodafone.

À semelhança dos conhecidos programas de televendas, o serviço, apoiado na plataforma yubuy, permite que os clientes comprem produtos através da TV. No entanto, distingue-se pelo facto de a compra se efetuada apenas com o comando, dispensando chamadas telefónicas dispendiosas para programas de televendas.

Imagine que está a assistir a um programa de culinária. No rodapé do ecrã aparece um micro-ondas, acompanhado de uma pequena caixa de texto que descreve algumas das características do produto, e diz-lhe para clicar no botão “OK” do comando se tiver interesse em avançar com a compra. Como um micro-ondas era algo que lhe fazia falta, carrega na tecla sugerida. Depois, no canto inferior esquerdo, surge o preço do aparelho. Como o considera razoável, prossegue com a compra. A certa altura, o Click-to-Buy pede-lhe para inserir o seu número de telemóvel. Sendo cliente da Vodafone, a sua morada está associada ao contacto telefónico, pelo que o micro-ondas deverá chegar diretamente a sua casa.

Com “Este lançamento pioneiro”, como diz em nota, a Vodafone quer fortalecer o seu serviço televisivo, que, de acordo com o Barómetro de telecomunicações da Marktest citado pela operadora, “é constantemente reconhecido como o serviço com maior índice de satisfação e de recomendação”.

A Vodafone contou à B!T que este novo serviço “está sempre atenta a oportunidades de novos serviços e conteúdos que possam complementar a sua oferta atual”, atendendo às necessidades dos seus clientes. Este lançamento, disse-nos a operadora, pretende reforçar o seu posicionamento junto dos consumidores.

Embora os dispositivos móveis estejam a crescer em número, sofisticação e base de utilizadores, a Vodafone acredita que a televisão mantém-se uma importante e inegável fonte de informação e entretenimento, e, por isso, continuará a investir no fortalecimento deste segmento. “Neste sentido, prevemos que as vendas por esta via [Click-to-Buy] venham a crescer e a expandir-se – um pouco à imagem das compras pela Internet e pelo telemóvel”, disse a Vodafone à B!T.

Numa fase inicial, o Click-to-Buy estará somente disponível no canal Benfica TV e no canal 10 da Vodafone TV, segundo informações que nos foram prestadas.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor