Cisco reduz distâncias e otimiza comunicações

EscritórioGestão de RedesNegóciosOperadoresRedes

A Cisco tem, ao longo da última década, vindo a solidificar a sua posição como a maior especialista em comunicações unificadas, apostando na fusão da sofisticação tecnológica com funcionalidades que atendem às necessidades comunicativas tradicionais dos consumidores. Trabalhando sobre uma visão de telecomunicações imersivas que estilhaçam qualquer barreira, seja geográfica, seja o simples facto de

A Cisco tem, ao longo da última década, vindo a solidificar a sua posição como a maior especialista em comunicações unificadas, apostando na fusão da sofisticação tecnológica com funcionalidades que atendem às necessidades comunicativas tradicionais dos consumidores.

cisco telepresença

Trabalhando sobre uma visão de telecomunicações imersivas que estilhaçam qualquer barreira, seja geográfica, seja o simples facto de a sala de conferências não estar disponível, a Cisco desenvolveu uma nova família de soluções especialmente desenhadas para fomentarem e aprimorarem a interação entre os múltiplos funcionários ou departamentos de uma organização, para que seja, assim, maximizada a eficácia, agilizados os processos de decisão e diminuídos os tempos de resposta.

Como tal, a Cisco lançou então a sua mais recente linha de soluções de comunicação unificada, desde dispositivos de telepresença, passando por sistemas de áudio inteligente, até a programas através dos quais podemos participar em vídeo-conferências através dos nossos smartphones ou tablets ou mesmo converter o nosso laptop num terminal telefónico.

Mediante o recurso a aparelhos como os da série Cisco TelePresence TX9000, podemos falar “cara a cara” com, por exemplo, colegas ou clientes que se encontrem fora da cidade ou do outro lado do oceano. Com uma definição de áudio e de vídeo imersivos de alta qualidade, quase nos esquecemos que pessoa à nossa frente não está, efetivamente, “à nossa frente”.

Por sua vez, o Speaker Track 60 é um sistema que identifica o locutor na sala, ou seja, a câmara incide o foco sobre quem está a falar, para que a audiência remota possa ter uma melhor perceção do que se passa do outro lado do ecrã. Em momentos de silêncio, o Speaker Track 60 alarga o plano e, através de um zoom out, passa a enquadrar toda sala. Contudo, se alguém falar, a câmara vai em busca do seu “alvo” e coloca-o em primeiro plano. Caso haja várias intervenções, o Speaker Track vai “saltando” de um locutor para o outro, mas a passagem não é imediata, levando cerca de três segundos a focar o novo interveniente, evitando-se, assim, que haja passagens de foco desnecessárias originadas por pequenos ruídos.

O DX70 e o DX80 são dois desktops de amplos ecrãs que operam exclusivamente através do toque. Com a capacidade para reconhecer diferentes utilizadores, estes computadores podem ser utilizados por diferentes pessoas. Os “irmãos” DX vêm também equipados com um sistema de áudio inteligente que permite que o que pretendemos transmitir ao nosso interlocutor não seja corrompido por ruídos de fundo inoportunos.

Já o MX700 e o MX800 são duas folhas do ramo Cisco TelePresence indicado para salas de média e grandes dimensões. Combinando design minimalista com uma experiência de utilizador caraterizada pela simplicidade intuitiva, estes dispositivos de comunicação telepresencial estão dotados de uma resolução de alta qualidade que confere às imagens uma nitidez de nível superior.

A aplicação Intelligent Proximity, que deteta os dispositivos móveis que os utilizadores trouxeram consigo para a reunião, permite que dispositivos móveis externos possam imiscuir-se na conferência, podendo aceder a conteúdos partilhados, ou mesmo rever informação já apresentada pelos locutores.

A Cisco desenvolve sistemas que colocam no centro de toda a experiência o utilizador, arquitetando programas e moldando dispositivos que sejam fáceis de utilizar, eficazes e que atendam às suas exigências e necessidades. Soluções sofisticadas envoltas numa estética simples mas moderna permitem otimizar a eficiência de todos os processos da organização, encurtando distâncias entre os diversos atores e mitigando os tempos de espera para decisões imediatas, pois, no mundo de hoje, o tempo não espera por ninguém.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor