Cisco compra Tail-f Systems e faz parceria com Gowex

Data-StorageGestão de RedesNegóciosRedes

A Cisco continua a ser uma das empresas mais ativas no mercado no que diz respeito a fusões e aquisições. Além de fechar uma parceria com a espanhola Gowex para a área de smart cities, o fabricante também avançou para a compra da Tail-f Systems, uma companhia de software de networking. Ainda há poucas semanas

A Cisco continua a ser uma das empresas mais ativas no mercado no que diz respeito a fusões e aquisições. Além de fechar uma parceria com a espanhola Gowex para a área de smart cities, o fabricante também avançou para a compra da Tail-f Systems, uma companhia de software de networking.

ciscooo

Ainda há poucas semanas atrás, a Cisco anunciou, no seu evento anual Cisco Live!, a aquisição da ThreatGrid, uma empresa de prevenção de malware. Se esta compra era um sinal de que o fabricante pretendia reforçar a sua oferta de segurança, há outras áreas, mais próximas do seu core business, que também têm vindo a merecer cada vez maior atenção por parte da Cisco, como o SDN (Software Defined Networks) e o NFV (Network Functions Virtualization).

É nesta linha que surge a aquisição da Tail-f Systems, uma empresa sueca que desenvolve sistemas de orquestração de serviços de rede multivendor para redes tradicionais e virtualizadas. Mas o maior ponto de interesse pode ser o facto da Tail-f Systems ter sido um dos escolhidos da operadora norte-americana AT&T para integrar o projeto Domain 2.0 SDN/NFV.

É que, com a iniciativa Domain 2.0, a AT&T procura virtualizar o seu serviço de redes através de SND e NFV, um negócio deveras aliciante. A Tail-f foi um dos seis players identificados pela operadora como fornecedor do Domain 2.0, sendo que o projeto conta igualmente com a presença da Ericsson, Metaswitch Networks, Affirmed Networks, Juniper Networks e Amdocs.

O negócio envolve 175 milhões de dólares e deverá ficar concluído durante o 4º trimestre fiscal da Cisco (que termina em Julho). Os funcionários da Tail-f, que conta com cerca de 90 clientes, serão integrados na divisão de Cloud & Virtualização da Cisco.

Mas as novidades da Cisco não se ficam por aqui, pois a empresa também fechou uma parceria estratégica com a Gowex, uma companhia espanhola que trabalha na área de Wi-Fi para smart cities. Assim, a partir de agora, ambas as empresas contribuirão para a criação de novos projetos de ‘cidades inteligentes’ nas principais regiões do mundo durante os próximos anos.

Na prática, este acordo significa que a Cisco passará a incorporar o modelo de negócio da Gowex – que assenta em três pilares: offloading, publicidade geolocalizada e tarifas premium para uma navegação com maior velocidade – no seu ecossistema de Internet of Everything, no qual as smart cities têm um enorme protagonismo. Para a Gowex, esta parceria permite-lhe, além da inclusão num dos maiores gigantes tecnológicos do globo, impulsionar os ambiciosos objetivos de oferecer ligações Wi-Fi gratuitas e inteligentes a 600 cidades em 2018.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor