Cisco apoia inovação na formação de médicos em Portugal

CiênciaInovação

A Janssen Portugal – companhia farmacêutica do grupo Johnson & Johnson – acaba de criar em parceria com a Cisco quatro salas equipadas com tecnologia de ponta na área da telepresença em várias universidades portuguesas. As Faculdades de Medicina das Universidades de Lisboa, Porto, Coimbra e Açores estão agora ligadas em rede entre si e à escala internacional a outros investigadores.

O investimento a cinco anos foi efetuado num modelo Telepresence as a Service (TPaaS) e pretende não só colocar a tecnologia ao serviço da ciência e da medicina, mas também criar uma rede científica ímpar que aporte valor à educação médica nacional e internacional. Este é um projeto único e pioneiro em Portugal que inclui o desenvolvimento de um programa de Educação Científica de vanguarda, com sessões mensais de ligação a centros científicos de excelência nos Estados Unidos da América e na Europa.

Cisco TelePresence ICX5000, Desenho e Qualidade de Última Geração

As salas dispõem de um inovador sistema de telepresença, o Cisco TelePresence IX5000, que possibilita uma experiência intuitiva e realista. O sistema inclui três ecrãs de alta-definição FullHD de 70 polegadas, combina alta-fidelidade de áudio e vídeo e assegura a mais completa experiência de colaboração imersiva para cerca de 25 pessoas sentadas, dando aos utilizadores a sensação de estarem no mesmo espaço.

A sua combinação de quatro câmaras 4K – pioneira na indústria – permite captar toda a sala em imagens de ultra-alta definição, facilitando uma suave transição entre planos graças ao seu potente processamento gráfico, além de ajustar digitalmente as imagens que se partilham. O resultado é um visionamento nítido do conteúdo sem necessidade de utilizar câmaras adicionais, com uma novidade: podem projetar-se diferentes apresentações em qualquer dos três ecrãs em simultâneo.

A gama IX5000 complementa-se com outras funcionalidades para facilitar a sua utilização, como a conexão com portátil através de WiFi graças à integração da WebEx com os sistemas de Telepresença. Em caso de não utilizar a WebEx para Telepresença, o sistema conta com um adaptador de vídeo universal – também pioneiro na indústria – que oferece conexões para qualquer dispositivo Mac ou PC e se oculta quando necessário.

“A Cisco tem procurado sempre reforçar o compromisso com soluções inovadoras que reduzem complexidade e proporcionam a melhor experiência. Poder oferecer à Janssen o melhor do mercado de colaboração empresarial, garantindo experiências simples, produtivas e inovadoras é um excelente desafio. Acima de tudo, estamos muito satisfeitos por poder ajudar as universidades portuguesas a aproximar-se da comunidade científica mundial e aumentar a sua visibilidade junto de possíveis parceiros”. afirmou em comunicado Sofia Tenreiro, Diretora Geral da Cisco Portugal.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor