CIONET revela vencedores do prémio CIO do ano

EmpresasInovaçãoNegócios

Os vencedores foram revelados durante o evento anual da comunidade de executivos. Na quinta edição dos prémios CIO of the Year, as distinções têm como objetivo distinguir os melhores e mais inovadores projetos ligados à indústria das Tecnologia de Informação

Durante o evento que decorre anualmente CIONET, elegeu no dia 16 de março os três melhores CIOs do ano em Portugal. Os premiados foram Paulo Nunes (CIO, EMEL), Guilherme Teixeira (CASP-Grupo Casais) e João Luís Baptista [na foto] (CIO, SIBS Forward Payment Solutions). O CIODAY’2017 premeia os melhores executivos a nível nacional em diferentes categorias.

Na categoria Corporate, o vencedor foi o CIO da SIBS Forward Payment Solutions, João Luis Baptista. Neste caso, o CIO tem a seu cargo um departamento de TI com 172 colaboradores, com quem trabalha há 16 anos. O projeto que lhe valeu o prémio foi o desenvolvimento do serviço nacional de pagamentos móveis mais moderno e completo de Portugal – o MB WAY. O MB WAY é uma resposta à progressiva integração dos ambientes físico e online. Esta solução permite fazer compras online e físicas, bem como transferências imediatas através de smartphone ou tablet.

Na categoria de Government, a CIONET Portugal reconheceu Paulo Nunes. Paulo Nunes é CIO da EMEL há dois anos e tem a seu cargo um departamento de TI que colabora para as 15 unidades de negócio da EMEL.

Foram três os projetos que lhe valeram o reconhecimento: o primeiro é referente ao desenvolvimento da app ePark, que veio trazer uma solução de pagamento aos cidadãos utilizadores de parquímetros e que conta já com 150 mil utilizadores e uma faturação superior a 5M€.

O segundo projeto diz respeito à implementação da plataforma de negócio e operação OPERA: uma plataforma de negócio associado à plataforma ePark e ao estacionamento por parquímetros que concentra as áreas de Fiscalização e Contraordenações. Por último, a plataforma de ODS foi reconhecidoa devido ao conceito de “Data Lake” de todos os sistemas EMEL.

Na categoria de PME, foi distinguido Guilherme Teixeira. O vencedor desta categoria é CIO da CASP-Grupo Casais há 10 anos, dirigindo um departamento que sustenta 54 diferentes unidades de negócio, cargo a que junta as funções de CISO e National Security Officer.

Os projetos que lhe valeram a vitória foram a criação da aplicação para backoffice, denominada CO2iBC-RIMS, cujo objectivo é optimização o pipeline logístico na sua eficiência, controlo e capacidade de gestão intrínseca, agilizando o processo de aprovisionamento das obras nos diversos mercados, com recurso à exportação de Portugal. Através desta plataforma foi possível reduzir os lead time, chegando mesmo a atingir um decréscimo de 35,7% no mercado Angolano.

Sobre a importância destes prémios para a comunidade de executivos, Rui Serapicos, Managing Partner da CIONET Portugal refere: “É algo que nos dá grande satisfação premiar os talentos portugueses em tecnologia e inovação. Acreditamos que estas iniciativas são cada vez mais importantes, não apenas pelos benefícios que aportam aos vencedores, mas fundamentalmente pelos efeitos positivos que aportam para a indústria portuguesa de TIs e para o nosso país”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor