CIONET destaca o aumento da contratação de diretores de Digital e de Data

CIOProjetos

A CIONET, a maior comunidade de executivos de TI na Europa, destaca um aumento significativo na contratação de novos tipos de executivos de base digital, nomeadamente para o cargo de diretor digital e de diretor de dados.

Face a esta situação, o papel dos CIO “poderá tornar-se muito mais limitado do que é hoje em dia, graças ao aumento de CDO de ambas as variedades (Chief Data Officer e de Chief Digital Officer) e da cloud”, afirma a vice-presidente da Gartner e analista Debra Logan.

Dado que a grande parte dos diretores digitais vem da vertente de marketing e vendas, é comum que estes partam, então, do posto de diretor de marketing. Não é tão frequente, contudo, a evolução de um CIO para o cargo de diretor digital.

Os CDO desempenham funções direcionadas, essencialmente, para o desenvolvimento de produto e para a inovação, pelo que optam pela utilização de dados para chegar aos seus consumidores.

Com esta renovação tem-se verificado um impacto dos novos “executivos digitais” no tradicional papel dos CIO. A função destes últimos passa por reduzir custos, tanto ao nível do seu departamento em específico, como ao nível da organização como um todo. Ou seja, os diretores de informação automatizam o material que pode ser automatizado, em vez de criarem valor pela inovação, à semelhança do que fazem os CDO.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor