CIONET aponta aumento de competitividade como fator de evolução da Cloud

Cloud

A uma semana do evento Cloud Dojo, que vai decorrer no dia 21 de Junho e que vai reunir os maiores cloud providers portugueses, nomeadamente a PT, a Claranet e a NOS, a CIONET, a maior comunidade de executivos de TI na Europa, menciona a redução de custos como um fator relevante na adopção de cloud.

O aumento exponencial da competitividade tendo em conta o uso de computação Cloud, tem sido na realidade o factor catalisador de adopção desta tecnologia. Nenhuma empresa gosta de ver os seus concorrentes apresentarem soluções mais competitivas baseadas num modelo Cloud, e isso tem aumentado a adopção dos mais resistentes. Entre outros benefícios, as empresas podem obter vantagens competitivas em enfoque estratégico em vez de nas operações, “time to market” mais rápido de aplicações e soluções, abertura de serviços através de APIs para permitir que parceiros de negócios e clientes se conectem à nuvem da empresa ou mesmo mudança de modelos de experiência de cliente e fornecedores.
 
Contudo é necessário que as empresas compreendam que não é suficiente adoptar soluções na nuvem por que os seus prestadores de serviços migraram software e serviços para a nuvem, mas sim criar modelos próprios de experiência de cliente e interlocutores do ecossistema das empresas baseados em computação na nuvem.
 
O nível de maturidade das empresas portuguesas na adopção da cloud varia em muitos casos com a dimensão da empresa, o sector e espaço competitivo em que opera e a intensidade da atuação de prestadores de serviços cloud desse sector. Esta é uma área que uma boa parte das grandes empresas já implementaram ou estão a implementar e algumas pequenas empresas já deram os passos nesse sentido. No entanto, a grande maioria de empresas conta com os prestadores de serviços cloud para que tal serviço esteja incluído. Aqui há claramente uma oportunidade tanto para os prestadores como para as empresas de telecomunicações incluírem estes serviços de uma forma totalmente integrada.
 
O Cloud Dojo
 
O evento Cloud Dojo é um encontro que, como o próprio nome indica, será dedicado a uma reinvenção de um “Dojo”(palavra japonesa que designa o local onde se praticam artes marciais) onde os executivos de IT portugueses irão debater cloud computing. A decorrer no próximo dia 21 de Junho, no Hotel Real Palácio, o encontro vai envolver a NOS, a PT e a Claranet, que vão abordar temas como “O impacto de adopção de cloud na gestão de infraestruturas e serviços associados nas empresas?”; “As melhores práticas na implementação de Cloud”; “Como as empresas portuguesas têm vindo a atuar perante esta nova realidade?”, entre outras importantes questões.
 
Tiago Silva Ribeiro, diretor de desenvolvimento de negócio Corporate e Administração Pública da NOS, Abel Aguiar, Diretor de Produto e Pré-Venda Empresarial da Portugal Telecom e  António Ferreira Managing Director da Claranet, vão partilhar os seus insights sobre o tema.