CIO acreditam que cloud alimenta o crescimento dos negócios

CIOCloudNegóciosProjetos

Mais de 70 por cento dos CIO europeus considera que as soluções de computação cloud são essenciais ao crescimento seguro do negócio, revelou um estudo da CIONET. Os executivos deram primazia à segurança da solução, em detrimento do preço e do fabricante. Abrangendo mais de 4,6 mil diretores de informação e de tecnologia, o estudo

Mais de 70 por cento dos CIO europeus considera que as soluções de computação cloud são essenciais ao crescimento seguro do negócio, revelou um estudo da CIONET. Os executivos deram primazia à segurança da solução, em detrimento do preço e do fabricante.

cloud-computing

Abrangendo mais de 4,6 mil diretores de informação e de tecnologia, o estudo da CIONET – uma comunidade europeia de executivos de TI – demonstrou que, em contexto empresarial, as soluções de cloud híbrida são as preferidas pelos executivos, visto que somente 28 por cento dos inquiridos confessou dar prioridade a sistemas de cloud privada. 76 por cento dos executivos mostrou acreditar que a computação cloud é um elemento potenciador do crescimento dos negócios das empresas.

A grande maioria dos executivos prioriza a segurança face à redução de custos, preferindo desembolsar um pouco mais para adquirir soluções cloud mais fiáveis, do que economizar nas despesas e deixar vulnerável o seu negócio. Também a reputação do fornecedor da solução foi arremessada para segundo plano, sugerindo que os CIO não dão significativa importância ao fabricante desde que a solução seja firmemente segura.

Os 250 diretores informáticos portugueses envolvidos no estudo europeu da CIONET afirmaram que os sistemas de encriptação de dados e de comunicações são a mais eficiente forma de proteção das suas plataformas cloud.

68 por cento dos CIO que recorrem tanto as clouds híbridas como as privadas disseram que ambas as modalidades são passíveis de sofrer quebras na segurança, infiltrações externas ou perdas de dados, embora cada um destes possíveis incidentes tenha mais preponderância numa das clouds do que na outra.

O estudo evidencia, então, que, nos tempos vindouros, a adoção empresarial de soluções cloud aumentará tendencialmente, embora preocupações associadas à segurança destes sistemas persistam.

Em Portugal, as empresas cada vez mais integram soluções cloud nos seus negócios. A severa conjuntura económica que flagela todos os setores de atividade obriga as empresas a procurarem novas e eficientes formas de mitigarem despesas e maximizarem lucros, e as soluções cloud podem ajudar, visto que, por exemplo, reduzem os gastos de manutenção de servidores on premises.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor