Ciberataques a ficheiros multimédia podem custar 278 euros

Segurança

Um estudo da B2B International e da Kaspersky Lab revela que um ciberataque que afeta ficheiros multimédia pode resultar em média numa despesa de 278 euros na Europa. O custo médio à escala global chega aos 308 euros. De acordo com o estudo “Consumer Security Risk”, são os utilizadores mais jovens que mais perdem. Este

Um estudo da B2B International e da Kaspersky Lab revela que um ciberataque que afeta ficheiros multimédia pode resultar em média numa despesa de 278 euros na Europa. O custo médio à escala global chega aos 308 euros.

internetDe acordo com o estudo “Consumer Security Risk”, são os utilizadores mais jovens que mais perdem. Este estudo conclui ainda que  os compradores de conteúdos digitais não tomam, geralmente, as medidas adequadas para se protegerem.

Segundo a B2B International e a Kaspersky, fabricante de tecnologia de segurança de informação, os compradores de conteúdos digitais correm o risco de os ficheiros desaparecerem de diferentes formas, como por exemplo a perda física do dispositivo, por roubo ou devido a um ataque.

“Os cibercriminosos sabem o valor destes ficheiros e, por isso, desenvolvem constantemente novo malware capaz de cifrar os  dados de um disco rígido para impedir o seu acesso por parte do legítimo proprietário e, depois, exigir-lhe um resgate pela sua devolução”, lê-se num comunicado do fabricante.

Este estudo mostra ainda que a perda de dados, que inclui conteúdos multimédia é mais frequente entre os jovens. Os inquiridos entre os 16 e os 24 anos enfrentariam uma perda média de 439 euros, enquanto os que se encontram na faixa dos 25 a 34 anos sofreriam um custo de 336 euros e os utilizadores com 45 ou mais anos perderiam em média 167 euros.

Para proteger os ativos digitais, os utilizadores necessitam de realizar uma cópia de segurança comum e também se devem assegurar de proteger os seus dispositivos pessoais contra ataques maliciosos especificamente criados para roubar dados. Os smatphones e tablets também devem contar com soluções de segurança que ajudem a localizá-los em caso de perda e mitigar os danos potenciais resultantes do seu extravio.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor