China tem supercomputador mais valioso do mundo

Business IntelligenceData-StorageEscritório

A China mantém o seu primeiro lugar na lista de supercomputadores mais poderosos do mundo. Um sistema chinês revalida agora este título. Cinco dos dez supercomputadores mais rápidos são da IBM, mas foi um sistema chinês que ficou novamente em primeiro lugar na lista dos 500 sistemas mais rápidos que é feita de seis em

A China mantém o seu primeiro lugar na lista de supercomputadores mais poderosos do mundo. Um sistema chinês revalida agora este título.

Tianhe-2Cinco dos dez supercomputadores mais rápidos são da IBM, mas foi um sistema chinês que ficou novamente em primeiro lugar na lista dos 500 sistemas mais rápidos que é feita de seis em seis meses por estudantes universitários.

O Tianhe-2, sistema vencedor, foi construído no Centro Nacional de Super Computadores da China. O nome deste supercomputador significa “Via Láctea”.

Além do Tianhe-2 e dos cinco supercomputadores da IBM que fazem parte da lista dos dez mais rápidos, encontram-se outros dois na Alemanha, um na Suíça e outro no Japão. Portugal não tem nenhum sistema no Top 500.

O sistema chinês já tinha ganho o primeiro lugar na listagem anterior.

A classificação dos supercomputadores para este Top é feita através do desempenho das máquinas num teste que implica a resolução de um problema matemático, chamado sistema de equações lineares. Mas os computadores na lista não podem ter sido concebidos especificamente para esta resolução e têm de conseguir realizar outras tarefas.

Hans Meuer, da Universidade de Mannheim, lidera a lista que é elaborada por uma equipa de quatro estudantes universitários, sendo compilada duas vezes por ano desde 1993.

Os supercomputadores podem ser usados para diversas finalidades, como para fazer previsões meteorológicas e gerir sistemas financeiros complexos.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor