China já tem primeiro banco online privado

Negócios

Pertence à Tencent e chama-se WeBank: é o primeiro banco online de iniciativa privada na China, onde a maioria dos bancos pertence ao governo. Foi lançado oficialmente esta semana e recebeu o nome de WeBank graças à aplicação de mensagens WeChat, também detida pelo mesmo grupo. Esta é a primeira instituição bancária do género a

Pertence à Tencent e chama-se WeBank: é o primeiro banco online de iniciativa privada na China, onde a maioria dos bancos pertence ao governo.

6-f5564

Foi lançado oficialmente esta semana e recebeu o nome de WeBank graças à aplicação de mensagens WeChat, também detida pelo mesmo grupo. Esta é a primeira instituição bancária do género a começar operações, através de um programa piloto que tem como principal objetivo estimular a iniciativa bancária privada, num país onde a maior parte dos bancos está sob a alçada do regime. O banco da Tencent foi um dos primeiros seis a receber licenças para atividade, dadas pelo regulador, no ano passado. Outra das empresas que também recebeu luz verde foi um banco ligado à Alibaba, gigante do e-commerce.

A esperança é que estes bancos privados possam facilitar a vida às empresas mais pequenas, nomeadamente nas questões relacionadas com empréstimos. Nos últimos anos, as pequenas e médias empresas têm sido um dos motores do crescimento na China. No entanto, os bancos do estado preferem fazer empréstimos às grandes empresas, deixando de lado as organizações de menor dimensão.

O WeBank não terá agências físicas na China, mas é esperado que conceda empréstimos abaixo de um milhão de yuan, algo que ronda os 135 mil euros. O primeiro empréstimo já foi feito, durante a cerimónia de inauguração, pelo primeiro-ministro Li Keqiang.

“Vamos baixar os custos para que os clientes mais pequenos possam ter benefícios, ao mesmo tempo em que as instituições financeiras tradicionais são obrigadas a acelerar as reformas”, disse Li Keqiang. “É um pequeno passo para o WeBank, um grande passo para a reforma financeira.”


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor