Cegid inaugura segunda versão da Innovation Store

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O grupo Cegid, líder internacional em gestão enterprise e vertical software solutions provider, apresentou na sua sede, em Lyon, França, a segunda versão da Innovation Store com soluções de e-Commerce que já existem no mercado. Fundada em 1983 e em bolsa desde 1986, a Cegid Group é a provider of enterprise solutions líder em França,

Rui Damião em Lyon-01

O grupo Cegid, líder internacional em gestão enterprise e vertical software solutions provider, apresentou na sua sede, em Lyon, França, a segunda versão da Innovation Store com soluções de e-Commerce que já existem no mercado.

Fundada em 1983 e em bolsa desde 1986, a Cegid Group é a provider of enterprise solutions líder em França, sendo um grupo internacional com mais de dez subsidiárias em todo o mundo, estando presentes em quase todos os continentes. O grupo teve, em 2013, vendas perto dos 260 milhões de euros. A empresa está no Top10 mundial de software providers for speciality retail, com mais de 25 anos de experiência em retalho, presente em mais de mil retalhistas e 25 mil lojas.

11A Cegid apresentou, para além da Innovation Store, os “maiores factos em 2013”, que inclui a abertura de três novas subsidiárias, no Brasil, Rússia e Emirados Árabes Unidos, seis novos resellers, mais de 80 novas contas e novas funcionalidades nos seus serviços, para além de dois prémios, como o Retail Innovation Awards.

Entre os clientes contam-se nomes mundialmente conhecidos, como Lacoste, Quiksilver, Asics e Tiffosi, assim como a empresa portuguesa Salsa Jeans e a empresa brasileira Havaianas.

A cinco prioridades estratégicas da empresa recaiem na competência de indústria, no Cloud SaaS, na expansão internacional, no ecossistema e na inovação.

Na competência industrial, as apostas no mercado de retalho, por parte da Cegid, são o core business, as soluções Omnichannel, na globalização, no time to market, nos canais e lojas digitais, nos clientes e na otimização de recursos. A relação com os clientes, por parte da Cegid, é bastante satisfatória, com um inquérito realizado a informar que 94,5 por cento dos seus clientes estão satisfeitos com aquilo que a Cegid faz, tendo, também, mais de cem membros no Cegid Retail Club Members e mais de 450 profissionais no retalho no Cegid Retail Connections, onde os clientes se encontram para discutir inovações.

As plataformas Cloud e SaaS do grupo têm mais de 75 mil utilizadores. A cloud Cegid, “uma cloud privada para dados seguros”, é baseada nas soluções IBM. Dos 75 mil utilizadores conectados, existem 1100 empresas CPA, 35 mil empresas “very small”, 700 empresas ou instituições públicas, entre outras. Pelos utilizadores dos serviços, existem 230 mil empregados geridos, todos os meses, via SaaS. Mais de 1300 lojas tem soluções que a Cegid fornece.

Na expansão internacional, as soluções estão distribuídas em mais de 25 mil lojas espalhadas por 75 países, usadas em mais de 25 línguas. Entre as subsidiárias da empresa, contam-se Porto, São Paulo, Londres, Madrid e Barcelona, Milão, Moscovo, Nova Iorque, Shenzhen e Shanghai, Tóquio, Casablanca e Emirados Árabes Unidos. A empresa tem mais de 30 revendedores internacionais.

O ecossistema da Cegid integra mais de mil escolas e universidades com um total superior a 50 mil estudantes. Conta ainda com mais de 350 consultores e integradores, mais de 230 distribuidores, pertencentes ao CegidPartner, e mais de 25 parceiros da indústria de retalho.

A nível de inovação, a Cegid apresentou “tecnologia para novas formas de trabalhar”, como o Mobiclo. O nome da inovação explica, por si só, o que a solução faz: “Mo”, de Mobilidade, “Bi”, de Business Intelligence, e “Clo”, proveniente de Cloud. A solução, através da cloud e da análise de dados inteligente, dá ao utilizador a possibilidade de aceder a esses mesmos dados através do seu smartphone ou tablet.

O Yourcegid Retail é a última solução “desenhada para enriquecer a experiência do consumidores e oferecer uma gestão totalmente integrada em atividade Omnichannel em tempo real”. As três maiores inovações do Yourcegid Retail são o Click & Collect, In-store mobility e clientes e uma perspetiva 360º do consumidor.

O Click & Collect tem como objetivo oferecer ao consumidor final uma experiência de compra unificada. A solução oferece uma solução Omnichannel abrangente, integrada naturalmente na solução de gestão da loja, oferecendo integração com o canal web do retalhista usando serviços web e uma solução Omnichannel que oferece aos consumidores vários cenários de compra.

12Nesses cenários, integram-se o Click & Collect ou web-to-store. Este cenário permite aos clientes web reservar artigos na loja, pagar a totalidade ou parte do pedido online, podendo depois levantar a encomenda na sua loja preferida ou a que for mais perto. O staff da loja é informado, em tempo real, dos artigos reservados online graças a um aviso pop-up no sistema.

Dentro da inovação, existe, também, o Save The Sale, quando um cliente está numa loja e um determinado produto não está disponível. O staff pode usar o software Yourcegid Retail para fazer a compra e oferecer a possibilidade, ao consumidor, de entregar o artigo num sítio à escolha do cliente, seja ele mesmo na loja, em casa ou em qualquer outro sítio.

“O Mobile é um elemento essencial da transformação das lojas”. A In-store mobility oferece algumas funcionalidades como identificação dos clientes, recebendo as boas-vindas assim que entram na loja, assim como uma relação personalizada entre o cliente e o staff da loja. Outra inovação, e talvez uma a que não estamos habituados de todo, é a possibilidade do cliente poder pagar em qualquer parte da loja, sem ter de esperar em filas. Isto é possível graças a soluções de pagamento como o PayPal.

O Yourcegid Retail oferece, ainda, novas funcionalidades CRM e de lealdade, entrando na perspetiva 360º do cliente. Dessas ofertas, destaca-se a possibilidade de recolher dados do consumidor fazendo o scan do cartão de identificação ou passaporte do cliente, um procedimento obrigatório para reembolsos VAT. Com a solução da empresa, juntamente com um leitor, o processo é mais rápido e simplificado.

A Cegid Innovation Store foi criada em 2010 e reúne as inovações existentes no mercado, que podem ou não ser usadas em grande escala nas lojas, para a indústria do retalho. O objetivo é melhorar a experiência de compra, aliando a inteligência tecnológica. Tem mais de cem visitas por mês e 24 parceiros. Estuda o impacto do mobile, dos social media e do Big Data no ponto de venda, conectando-se uma visão comercial e ajudando as empresas em “digitalizar” as suas lojas.

As apostas desta “loja”, do ponto de vista do cliente, é, como referido, melhorar a experiência de compra, melhorando o conhecimento do cliente, dedicar uma relação com a loja personalizada, recompensar os consumidores de uma forma contextualizada, oferecer serviços Omnichannel (como o Click & Collect, por exemplo), melhorar o check out e monitorizar a satisfação do cliente. Do ponto de vista do vendedor, a Innovation Store pretende otimizar a gestão do ponto de venda, automatizando as vendas, otimizando o inventário (através de tecnologia RFID, por exemplo) e fazer a procura por produtos mais fácil.

As redes sociais e o Big Data, assim como a análise desses mesmos dados, são, cada vez mais, uma realidade. A Cegid Innovation Store mostra como se pode transportar estas duas realidades para as lojas.

13Os clientes podem usar tecnologias inovadoras e as redes sociais e tirando uma foto delas mesmas com um produto, enviar por e-mail ou partilhar nas redes sociais para ter a opinião dos seus amigos e famílias. Essas fotografias podem, caso o cliente o permita, ser mostrada em ecrãs dentro da loja. Ao mesmo tempo, os retalhistas podem usar as redes sociais para ler, analisar e participar ativamente nas interações na rede. Ao integrar informações da web e dos social media no perfil do seu cliente, podem oferecer descontos, por exemplo. Também é possível ver se o cliente está ou não satisfeito, seja com a loja em si, com os produtos oferecidos ou a relação com o staff.

Usando as últimas inovações como portais de business intelligence em iPads, contagem de entradas e saídas de clientes e uma visualização zone-by-zone do cliente, usando câmaras 3D, os retalhistas podem analisar a loja e dados da rede em tempo real. No geral, a gestão das lojas está otimizada.

A Innovation Store da Cegid foi criada com a colaboração de muitos parceiros, como a Qlikview, PayPal, Microsoft e Toshiba. O que esta loja mostra são as inovações para o mercado de e-Commerce, estando algumas destas inovações a ser usadas e outras que, num futuro próximo, serão, certamente, usadas em larga escala.


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