Carros da Google tiveram onze acidentes em seis anos

Mobilidade

Os carros autónomos da Google estiveram envolvidos em onze acidentes, desde que o projeto começou há seis anos. Contudo, o líder da iniciativa garantiu que os automóveis conduzidos através de sistemas informáticos não foram a causa de nenhum dos incidentes. A frota de carros self-driving da Google, composta por mais de duas dezenas de veículos,

Os carros autónomos da Google estiveram envolvidos em onze acidentes, desde que o projeto começou há seis anos. Contudo, o líder da iniciativa garantiu que os automóveis conduzidos através de sistemas informáticos não foram a causa de nenhum dos incidentes.

google carros

A frota de carros self-driving da Google, composta por mais de duas dezenas de veículos, percorreu já cerca de 2,7 milhões de quilómetros. Em 2009 a gigante tecnológica de Mountain View, na Califórnia, deu início ao projeto que é agora uma das suas maiores apostas, e que é um derivado da tendência tecnológica que é a Internet das Coisas.

A condução autónoma, pelo menos nos primórdios do conceito, era olhada com alguma ceticismo, nomeadamente ao nível da segurança. Contudo, com o passar do tempo, as pessoas e o próprio mercado automobilístico foram ganhando mais confiança neste novo paradigma de transporte, com várias fabricantes automobilísticas e empresas tecnológicas a querem fincar as presas na esfera dos carros autónomos.

Não obstante, os acidentes são inevitáveis. Chris Urmson, que comanda o projeto dos self-driving cars da Google, afirma que os veículos não foram a causa dos incidentes rodoviários. “Se passarmos tempo suficiente na estrada, acidentes vão acontecer, quer estejamos num carro ou num self-driving car”, disse o executivo. Ao que parece, os carros da Google foram uma mera vítima do ditado “No local errado, à hora errada”.

Diz a Reuters que a maioria dos acidentes aconteceu dentro de cidades. Por sete vezes, os carros da Google foram atingidos na traseira, nomeadamente em semáforos.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor