Canon sofre quebra nos lucros no segundo trimestre [atualizado]

FinançasNegócios

O lucro líquido da Canon caiu 16 por cento no segundo trimestre, devido à diminuição das vendas de câmaras digitais, que têm vindo a perder terreno para os smartphones. A empresa japonesa teve que alterar as suas previsões para os lucros de 2015.

Cada vez mais os smartphones são preferidos pelos consumidores para tirar fotografias, o que poderá deixar os negócios de empresas como a Canon em apuros. A fabricante de equipamento fotográfico revelou hoje que, durante o período de abril a junho, as vendas de câmaras digitais compactas caíram, gerando lucros de 552 milhões de dólares, face aos 654 milhões do ano anterior.

Dados recolhidos pela Reuters indicam que os analistas previam lucros de 524 milhões de dólares.

Até ao final do ano, a Canon espera arrecadar perto de 1,98 mil milhões de dólares em lucro, contra os 2,1 mil milhões que previra no fim do primeiro trimestre deste ano.

A empresa tem procurado atenuar os efeitos da queda das vendas de máquinas fotográficas digitais com o investimento noutras áreas de negócio. Em fevereiro, a Canon revelou estar disposta a desembolsar 2,8 mil milhões de dólares para comprar a sueca Axis, o que iria permitir-lhe crescer no campo da videovigilância.

Citada pela agência noticiosa britânica, a Canon afirmou que, para além das câmaras digitais compactas, também o seu negócio de câmaras digitais de objetivas intercambiáveis tem sofrido quebras expressivas. Para além disso, a empresa nipónica disse que a desvalorização do iene tem aumentado as suas despesas operacionais.

De acordo com a Canon Portugal, a queda dos lucros não terá qualquer efeito sobre o negócio local. “A Canon, continuará a desenvolver produtos, tecnologias e serviços de imagem”, assegurou a subsidiária portuguesa à B!T. “O nosso objetivo é oferecer gamas de equipamentos de imagem cada vez mais completas, desde DSC a DSLR passando também pelos equipamentos de vídeo e impressão”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor