Caixa negra para carros vence prémio Brisa Mobilidade 2016

InovaçãoInvestigaçãoStartup

A Black Box venceu o Prémio Brisa Mobilidade 2016 com uma ‘caixa negra’ para automóveis. Esta foi uma competição no âmbito do Acredita Portugal, com o intuito de distinguir o melhor projeto de empreendedorismo na área da mobilidade.

A Black Box for Road Vehicles assemelha-se à caixa negra dos aviões, e, por isso, é resistente aos impactos e às suas possíveis consequências, tais como incêndios ou explosões. A Brisa distinguiu o projeto pelo seu grande potencial na resposta às mais diversas necessidades dos clientes, baseado no armazenamento e informação fidedigna sobre situações ocorridas durante qualquer percurso efetuado.

O dispositivo é capaz de adquirir e armazenar grandezas comportamentais do veículo, condutor e passageiros, antes e depois de qualquer ocorrência, disponibilizando vídeos, imagens e informações em forma de gráfico sobre o trajeto e comportamentos. Tudo isto através de um software específico.

O Prémio Brisa Mobilidade, integrado no Acredita Portugal, distingue um projecto de mobilidade que contribua para o desenvolvimento sustentável através da melhoria da circulação de pessoas e bens, sem sacrifício das gerações futuras – minimização da sinistralidade rodoviária, redução dos impactos ambientais e do uso de recursos naturais – com soluções integradas que respondam melhor às necessidades de mobilidade e que permitam a sua livre escolha pelos utilizadores com base em informação adequada.

A Brisa indica que a instituição deste prémio é um reforço da mobilização de recursos e de competências nacionais para o desenvolvimento do sector empresarial da mobilidade. O foco está na inovação, desenvolvimento e exploração de soluções e produtos que contribuam para um sistema de transportes e de mobilidade mais seguro, mais focado nas necessidades das pessoas, mais eficiente e com baixo carbono.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor