CA desenvolve solução que reduz custo de manutenção de data center

CloudData CenterData-StorageEmpresasNegócios

Em nova versão, o CA Data Center Infraestructure Management (CA DCIM) permite que administradores tenham um controle muito mais afinado do que acontece em um data center. A plataforma da CA Technologies permite visualizar em 3D todos os dados de manutenção da instalação, com informações precisas sobre a disponibilidade do sistema e mapas de calor

Em nova versão, o CA Data Center Infraestructure Management (CA DCIM) permite que administradores tenham um controle muito mais afinado do que acontece em um data center. A plataforma da CA Technologies permite visualizar em 3D todos os dados de manutenção da instalação, com informações precisas sobre a disponibilidade do sistema e mapas de calor que mostram quais áreas precisam de ajustes para manter o espaço funcionando da forma mais eficiente possível.

ca technologies

Segundo a fabricante, a plataforma proporciona uma redução significativa no custo de manutenção de data centers, por meio do monitoramento centralizado e alimentado por dados como o fornecimento de energia, controle de temperatura e de fatores ambientais. O CA DCIM permite a visualização em 3D do data center, para mostrar espaço e capacidade de cada parte do sistema, e conecta as equipes responsáveis pelas instalações físicas e pelos sistemas de TI.

A solução previne paradas, por meio de monitoramento contínuo, sistema inteligente de alertas e planejamento de capacidade da infraestrutura física do data center. “A economia dos aplicativos traz às organizações a necessidade de lançar aplicativos e serviços com mais frequência e mais rápidez do que antes. Esse cenário pressiona os departamentos de infraestrutura e de TI a trabalharem juntos para assegurar que a estrutura entregue eficiência, disponibilidade e agilidade”, afirmou em comunicado Rosano Moraes, VP de Solução da CA Technologies para a AL.

O CA DCIM foi apontado em setembro pelo Gartner como líder no Quadrante Mágico de ferramentas para gerenciamento de infraestrutura de data center. O estudo avaliou 90 fornecedores e 17 deles foram posicionados no quadrante, sendo que a solução da CA figura entre os líderes. De acordo com o Gartner, “líderes têm uma visão clara da direção do mercado e estão ativamente construindo competências e melhorando as funcionalidades de sua solução para manter sua liderança de mercado”.

O grupo financeiro BBVA, na Espanha, é um exemplo de como a plataforma pode ter impacto positivo. A adoção da tecnologia resultou em uma economia de 140 mil euros por ano. Dados do mapa de temperatura do data center fornecido pelo sistema levaram o BBVA a tomar decisões para usar melhor a climatização, como isolar áreas que não necessitavam de baixas temperaturas. A atitude reduziu em 100 mil euros os custos de energia e manutenção do data center da empresa.

Além disso, a possibilidade de aumentar a temperatura da água usada no sistema de refrigeração das salas, aventada a partir de informações do CA DCIM, trouxe ao BBVA uma economia de outros 40 mil euros.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor