WatchGuard: Ransomware preocupa empresas [Video B!T Talks]

Segurança
0 18 Sem Comentários

Os trojans ransomware, um tipo de cyberware concebido para extorquir dinheiro a uma vítima, está no topo das preocupações das empresas disse no B!T Talks dedicado ao tema segurança Carlos Vieira, Country Manager da WatchGuard.

Carlos Vieira diz que, hoje em dia, grande parte do público já está consciente da importância da cibersegurança, ilustrando mesmo que, segundo a Forbes, o roubo de dados e cartões é, para os norte-americanos, mais preocupante do que o assalto à casa ou ao carro.

“Também é verdade que cada vez temos mais ataques. Segundo a Forbes, em 2015 sofremos quase 60 milhões de ataques, um crescimento de 38% face ao ano anterior, o que quer dizer que cada vez existem mais empresas a sofrer ataques de segurança”.

O primeiro ransomware surgiu em disquetes nos primórdios da computação pessoal, em 1989, e pode, segundo este responsável, ser combatido em três fases. A primeira é a prevenção e treino, a segundo a atualização do Sistema Operativo e uma terceira, a criação de backup.

O CEO admite que “os sistemas de antivirus atuais não são suficientes contra a capacidade morfológica do malware” e que a questão da visibilidade é importante. “Temos de ver o que está a acontecer na nossa rede a qualquer momento”.

E deixa um conselho claro: “Nunca pagar extorsões por RansomWare”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor