Siemens: a segurança industrial [Video B!T Talks]

Segurança
0 89 Sem Comentários

Ricardo Carona, cyber security analyst da Siemens, trouxe ao B!T Talks dedicado à segurança uma interessante intervenção sobre a diferença entre segurança industrial e de Tecnologia de Informação e como a Siemens pode ajudar a combater ataques.

“A IoT está a mudar o conceito dos serviços e equipamentos e convida a cada vez mais ataques”, diz o responsável, admitindo que existem novos modelos e tendências de negócios, sendo que a quarta revolução industrial é o mote do momento.

“Digital Enterprise Software Suite é a resposta eficaz para a Indústria 4.0”, comentou à audiência Ricardo Carona.

Reduzir o ciclo de inovação, aumentar a flexibilidade, aumentar a eficiência de recursos e energética é um dos atuais desafios, sendo que o investimento a nível industrial, até 2020, deverá rondar os cerca de 140 mil milhões para soluções de ligação internet.

“A ligação à internet de todos os sistemas de forma vertical e horizontal facilita o acesso aos dados”, disse.

O analista deu vários exemplos de ameaças industrias, como a perda da propriedade intelectual. Basta para isso pensar no prejuízo que uma Coca-Cola teria caso a receita original do seu produto fosse usurpada. Outros exemplos são sabotagem à produção, nomeadamente através  de centrais elétricas, ou um Download de malware e ransomware que travasse a produção. O responsável deu ainda o exemplo da manipulação de dados e softwares aplicacionais ou de um acesso indevido a funções de sistema.

“A defesa em profundidade possibilita proteção integrada”, defendeu Ricardo Carona.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor