B!T Talks Cloud | Há que oferecer menos resistência à mudança [Video B!T Talks]

CloudSegurança

A B!T Magazine realizou mais um evento B!T Talks, no Auditório da Casa da Imprensa onde EMC, CIONET Portugal, Microsoft, Claranet, PHC, Fujitsu e Assoft debateram as estratégias para o cloud computing.

João Mesquita, diretor da B!T Magazine, introduziu o tema com alguns dados lançados para o mercado nos últimos tempos, nomeadamente o facto da Europa estar longe de atingir o nível de adoção da computação em nuvem que os analistas estimavam. “Não tem a ver com a indústria, tem a ver com os clientes”, disse.

“O empresário europeu resiste à mudança e acaba por perder algumas oportunidades e sobretudo de olhar para a concorrência e extrair o que de melhor o mercado oferece”.

O exemplo já começa a ser “clássico”. A Uber é mencionada invariavelmente como o exemplo da disrupção do negócio. “Teve a capacidade de reinventar o mercado e os empresários não entendem que têm a experiência empresarial e de negócio que podem utilizar a seu favor. Mas para isso têm de se adaptar e não oferecer tanta resistência”.

Outro aspeto mencionado por João Mesquita, e que pode igualmente servir de entrave ou pelo menos adiamento da adoção da cloud, é o eterno tema da segurança. Uma falsa questão, diz o diretor, já que “se perde demasiado tempo a tornar segura informação que rapidamente passa para o domínio público”.

Basicamente, diz este responsável, isso constitui um perda de tempo e recursos financeiros que poderiam estar a ser canalizados para outras áreas corporativas. “Há informação que não é suficientemente sensível para entramos na fobia da segurança e acaba por criar uma barreira”.

João Mesquita questionou mesmo o porquê das empresas estarem ainda a adiar a adopção de soluções de cloud computing.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor