BQ une-se à Google e lança smartphone Aquaris A4.5

MobilidadeSmartphones

O novíssimo Campus da Google, em Madrid, acolheu jornalistas de toda a Europa para o lançamento do novo smartphone Aquaris A4.5, da espanhola BQ. O equipamento, de 4,5 polegadas, estará disponível em Portugal a partir de hoje, por 180 euros.

“O telemóvel é o centro nevrálgico do desenvolvimento da internet”, disse, na apresentação, Javier Zapatero, responsável pela Google em Portugal e Espanha, justificando que Espanha é o país europeu com maior penetração de smartphones per capita. E mesmo em Portugal, a penetração dos telemóveis ditos “inteligentes” tem vindo a aumentar de forma deveras impressionante. “Isto traz oportunidades para todos e impacta toda a sociedade”.

A verdade é que, hoje, andamos com o telemóvel “colado” a nós praticamente 24 horas por dia, sete dias por semana. “É basicamente aquilo que estamos em mais contacto com. E que permite fazer mais coisas”, admitiu Javier Zapatero.

Para enfatizar a importância que hoje os equipamentos móveis têm na adoção do online, basta perceber que mais de metade dos vídeos vistos já são através do telemóvel. “A sociedade está influenciada pelo móvel e isso influencia também o mercado. Seja para comunicar, entreter, socializar. A seguir é para negociar”.

Aliás, Espanha, Alemanha, Itália, Reino Unido e França, os cinco maiores países europeus, já são responsáveis por 20 milhões de faturação móvel. “E segue crescendo”, disse o responsável pela Google na apresentação que decorre em Madrid.

Apesar de tudo, é unânime que ainda estamos na infância da mobilidade. “Só sabemos que estamos a trabalhar bem se a sociedade, neste caso Portugal e Espanha, estiver melhor preparada. Os smartphones que existiam há três ou quatro anos não tinham capacidade para responder às necessidades de utilização dos utilizadores”.

E é precisamente aqui que a BQ quer “ajudar”. Com o lançamento do Android One em Portugal e Espanha, a empresa espanhola pretende introduzir no mercado um smartphones Android “de última geração a um preço acessível”.

O equipamento está disponível desde hoje em lojas como FNAC ou Media Market por 179,90 euros. Em Espanha o preço é mais barato dez euros.

A4.5: as características técnicas

Estes dispositivos Android One, hoje lançados, são, segundo a empresa espanhola, dos primeiros a receber, diretamente da Google, as atualizações com as novas versões do Android. “Por este motivo, são dispositivos rápidos, seguros e eficazes que contam com as últimas prestações e uma interface muito cuidada”, lê-se no comunicado cedido na apresentação.

“Estamos muito satisfeitos por colaborar com a BQ em Android One, um projeto que permitirá a qualquer pessoa adquirir um dispositivo de qualidade e acessível”, disse Caesar Sengupta, vice-presidente de produto Google. “Trabalhamos com a BQ no sentido de simplificar ainda mais o acesso à informação em Portugal e Espanha”.

Com o Aquaris A4.5, a BQ tentou “um equilíbrio perfeito entre potência e eficiência”. Disponibiliza um processador MediaTek MT6735M Quad Core Cortex A53 até 1 GHz e uma placa gráfica ARM Mali T720-MP1 até 450 MHz. Chega ao mercado com o Android 5.1.1 Lollipop, que terá por característica a otimização do rendimento da bateria de 2470 mAh, e será atualizado para o Android 6.0 Marshmallow (a última versão do Android), “mantendo-se eficiente durante mais tempo. O resultado é um dispositivo com alto rendimento e baixo consumo de energia, leve e ergonómico”.

O ecrã conta com a tecnologia Quantum Color +, que abrange uma gama de cores com cerca de 90% do sistema NTSC. Incorpora, ainda, um revestimento antidedadas e a proteção Dragontrail, uma camada de álcali-aluminossilicato reforçado resistente a riscos, impactos e torção.

Conta ainda com a conectividade 4G, tecnologia de som Dolby, 1 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento interno. Dispõe de uma câmara traseira de 8 Mpx e uma frontal de 5 Mpx.

Como todos os smartphones da BQ, é livre com dual SIM, pelo que permite a utilização do terminal com diferentes operadoras em simultâneo.

Uma das novidades no mercado é a extensão da garantia para os cinco anos por 19,90 euros.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor