BQ Aquaris X5 Plus é o primeiro com sistema de navegação Galileo

InovaçãoMobilidadeSmartphones

O Aquaris X5 Plus da marca espanhola BQ será o primeiro smartphone a incorporar o sistema de navegação por satélite Galileo, que estará disponível em finais de 2016.

Em pré-venda a partir de agora, o Aquaris X5 Plus é o mais recente smartphone da tecnológica espanhola. Custa 289,90 euros e pode ser pré-reservado na loja online da empresa, depois de ter sido apresentado no Mobile World Congress de Barcelona, em fevereiro.

Além das características de hardware, o que torna o modelo interessante é ser o primeiro smartphone europeu a “anunciar” o novo sistema de navegação Galileo, impulsionado pela União Europeia e a Agência do GNSS Europeu.

Este sistema de navegação dotará a Europa de um sistema próprio e independente de navegação por satélite, compatível com GPS e GLONASS, os outros sistemas mundiais de navegação por satélite. Após anos de desenvolvimento, será em finais de 2016 que o Galileo começará a funcionar graças aos seus 14 satélites em órbita. Um dos pontos fortes de Galileo é a sua elevada precisão de localização quando comparada com a utilização apenas de GPS e GLONASS.

“É um grande privilégio sermos dos primeiros no mundo a oferecer o sistema Galileo nos nossos dispositivos”, refere Rodrigo del Prado, diretor geral adjunto da BQ. ” É um motivo de orgulho que o sistema de navegação europeu esteja disponível pela primeira vez num dispositivo também europeu, demonstrando que a Europa é líder no desenvolvimento tecnológico”, sublinhou.

Destaques Aquaris X5 Plus

O smartphone é alimentado por um processador Snapdragon 652 Octa Core até 1,8 GHz e de uma GPU Adreno 510 até 550 MHz, ambos Qualcomm. O ecrã tem 5 polegadas Full HD (1080×1920) e o modelo tem a bateria com maior capacidade usada pela BQ até à data num smartphone de 5 polegadas.

O Aquaris X5 Plus tem ainda uma câmara traseira de 16 MP e sensor Sony IMX298, que permite a gravação de vídeo em 4K. A câmara frontal tem 8 MP,  sensor Sony IMX219 e dispõe das funções Face Beauty e Selfie Indicator.

É lançado com Android 6 Marshmallow, inclui NFC e estará disponível em duas cores: preto/cinzento antracite e branco/ouro rosa; e em duas combinações diferentes: 2GB+16GB por 289,90 euros e 3GB+32GB por 329,90 euros.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor