Bosch mergulha na esfera automóvel com novas tecnologias

Mobilidade

A Bosch revelou uma série de novas tecnologias para a indústria automóvel no evento internacional de eletrónica de consumo CES. Algumas da novidades apresentadas foram desenvolvidas pela sua equipa de Braga, onde está instalada há 25 anos. Uma das tecnologias desenvolvidas pela equipa portuguesa da Bosch foi o Head Up Display. Especialmente concebido para a

A Bosch revelou uma série de novas tecnologias para a indústria automóvel no evento internacional de eletrónica de consumo CES. Algumas da novidades apresentadas foram desenvolvidas pela sua equipa de Braga, onde está instalada há 25 anos.

head up display bmw bosch

Uma das tecnologias desenvolvidas pela equipa portuguesa da Bosch foi o Head Up Display. Especialmente concebido para a BMW, este programa faz com que todas as informações do painel de instrumentos, relativas à navegação e às funcionalidades multimédia do veículo sejam projetadas ao nível dos olhos do condutor, promovendo uma condução mais segura. O Head Up Display funciona através da colocação de um ecrã de plástico sob o para-brisas do automóvel, desta forma, criando a ilusão de que a informação está a ser holograficamente projetada em frente do veículo.

A Bosch apresentou também um sistema homólogo ao Head Up Display no CES 2015. Ao contrário da tecnologia acima descrita, este sistema de navegação inteligente foi exclusivamente desenhado para se acomodar ao Audi TT. As funções são, em termos gerais, as mesmas que as oferecidas pelo Head Up Display, fornecendo informações e funcionalidades de navegação e multimédia ao condutor, de forma que este não seja obrigado a desviar o olhar da estrada.

Ainda, a tecnológica alemã deu a conhecer o NissanConnect, que é, nada mais, nada menos, do que um sistema que alia num único painel de sete polegadas toda a informação referente ao automóvel às funcionalidades de entretenimento. Esta tecnologia permite que os veículos estejam ligados à Internet enquanto navegam sobre o asfalto.

Estas novidades evidenciam a aposta que a Bosch tem vindo a fazer ao nível da potenciação de sinergias entre as indústrias automobilística e tecnológica. A empresa tem vindo a transformar o tradicional paradigma do automóvel como mero veículo de transporte, visto que cada vez mais estes adquirem características de dispositivos móveis.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor