BlackBerry contrata antigo executivo da Cisco para potenciar receitas

EmpregoEmpresasGestãoNegócios

A BlackBerry anunciou que Carl Wiese, antigo vice-presidente do negócio de produtos de colaboração da Cisco, é o novo líder do seu segmento de vendas. A empresa canadiana quer fortalecer o seu fluxo de receitas, que tem vindo a perder caudal.

O ex-Cisco vem substituir John Sims, que assumiu o comando da divisão de vendas da BlackBerry em janeiro de 2014. A empresa está confiante de que, com Wiese a bordo, conseguirá aumentar as suas receitas, tendo em conta que a sua presença no mercado dos smartphones tem vindo a diluir-se, apesar dos esforços do CEO John Chen para tentar revitalizar a lucratividade da tecnológica de Ontário. As receitas totais da BlackBerry no último trimestre fiscal, terminado em maio, foram de 658 milhões de dólares, uma queda de 32 por cento face ao mesmo período de 2014.

Contudo, durante este primeiro trimestre fiscal, as receitas do negócio de software da empresa subiram cerca de 150 por cento, comparativamente ao mesmo período do ano passado.

Wiese passou cerca de uma década nos escalões mais altos da Cisco Systems, sendo que o seu último cargo foi de líder do negócio de colaboração da Cisco.

Segundo o Wall Street Journal, a BlackBerry, para o ano fiscal de 2016, esperava arrecadar 500 milhões de dólares com a sua unidade de software de gestão de dispositivos e uns adicionais 100 milhões com o seu negócio de serviços de mensagens instantâneas BBM. No entanto, no último trimestre, a empresa viu-se obrigada a reformular estas metas devido a um crescimento abaixo do esperado.

A BlackBerry, seguindo as tendências do mundo tecnológico, tem procurado redirecionar o seu negócio e fincar as garras na esfera do software, visto que o hardware tem sido mais um buraco negro do que uma fonte geradora de capital.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor