BlackBerry despede 40 por cento dos funcionários

Mobilidade

A BlackBerry anunciou que vai despedir 4500 empregados, perto de 40 por cento dos funcionários, da sua já reduzida força de trabalho. Alguns analistas e investidores afirmam que os dias da empresa de smartphones estão a acabar. O anúncio foi feito na passada sexta-feira e, juntamente, a empresa anunciou que espera perder aproximadamente mil milhões

A BlackBerry anunciou que vai despedir 4500 empregados, perto de 40 por cento dos funcionários, da sua já reduzida força de trabalho. Alguns analistas e investidores afirmam que os dias da empresa de smartphones estão a acabar.

blackberryO anúncio foi feito na passada sexta-feira e, juntamente, a empresa anunciou que espera perder aproximadamente mil milhões de dólares (perto de 730 milhões de euros) esta semana, resultante da fraca venda de telemóveis e por causa de pagamentos efetuados a fornecedores. No anúncio, a BlackBerry disse, ainda, que dos seis telefones que a empresa oferece, dois vão ser descontinuados.

James H. Gellert, chairman e chief executive da Rapid Ratings, empresa de avaliação de investimentos de risco, afirmou que “é um reconhecimento de que perderam a guerra de telemóveis, é certamente uma grande bandeira branca”.

A empresa anunciou que a receita esperada dos últimos quatro meses foi de 1.6 mil milhões de dólares, pouco mais de metade do que os analistas tinham antecipado, três mil milhões de dólares. As vendas de telefones nestes últimos meses foi de 3.7 milhões. Em comparação, no mesmo tempo, a Apple vendeu 31.2 milhões. Mais preocupante para muitos analistas é que a BlackBerry anunciou, ainda, que usou cerca de 500 milhões de dólares para se manter em operações durante os últimos quatro meses, baixando o seu cash holding para 2.6 mil milhões.

Há quatro anos, a BlackBerry detinha 51 por cento da venda de smartphones na América do norte, de acordo com a Gartner. A empresa perdeu essa percentagem para empresas como a Apple e a Samsung.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor