Bixi: Aparelho para controlar outros dispositivos com gestos

InovaçãoInvestigaçãoMobilidadeNegócios
0 0 Sem Comentários

Chama-se Bixi e é um aparelho capaz de reconhecer comandos feitos através de gestos. Para além disso, tem a capacidade de controlar outros dispositivos à distância sem a necessidade de toque.

A promessa é facilitar o dia-a-dia dos utilizadores que fazem muitas tarefas ao mesmo tempo e que assim conseguem dar ordens aos aparelhos apenas por gestos. O projeto do Bixi foi um sucesso no site de financiamento online Kickstarter e fez com que o produto conseguisse ser posto à venda com um preço de 69 dólares.

O Bixi tem 67 x 59 mm de tamanho e pesa apesar 30 g. O aparelho é revestido a silicone e traz um ecrã Gorilla Glass resistente a arranhões e quedas. Este dispositivo vem ainda com sensores óticos para identificar gestos e luzes LED que vão fazer com que consiga transmitir informações. A sua ligação é feita através de Bluetooth 4.1 e tem uma bateria que dura até dois meses.

Através deste aparelho o utilizador pode interagir com outros dispositivos como Smart TVs. Notebooks, aparelhos de música, câmaras GoPro e até mesmo lâmpadas inteligentes. O Bixi pode ser utilizado com qualquer dispositivo que seja compatível com Bluetooth e que possua uma aplicação para o telemóvel seja ele Android ou Iphone (iOS).

A empresa explica que os gestos são definidos na aplicação do aparelho que deteta movimentos em ângulo de 35º e até 25 cm de distância. Por padrão o número de comandos suportados é oito mas a expansão é possível. O Bixi quando deteta um gesto transmite imediatamente o sinal para a aplicação do telemóvel que depois o envia para que a aplicação de destino execute o comando que ordenámos com o gesto. Podem ser controlados até dois dispositivos ao mesmo tempo sem que um interfira no outro.

O Bixi, para além de ter a capacidade de controlar outros aparelhos, também pode ser utilizado para enviar ordens para aplicações do próprio telemóvel permitindo controlar serviços como mapas e músicas. O Bixi consegue também suportar comandos de voz mas para isso é necessário que exista ligação à internet e que o sotaque seja detetado.