Bitcoin pode estar a caminho da legitimidade

EmpresasNegócios

O bitcoin pode estar a caminho da legitimidade este ano, depois da Overstock.com o ter aceite para pagamentos e de surgirem ATMs de bitcoin. A tecnologia Blockchain, que alimenta os bitcoins e outras moedas digitais, estão a aparecer numa variedade de outras aplicações. Agora, os algoritmos matemáticos básicos que alimentam o bitcoin estão a surgir em contextos que permitem

O bitcoin pode estar a caminho da legitimidade este ano, depois da Overstock.com o ter aceite para pagamentos e de surgirem ATMs de bitcoin. A tecnologia Blockchain, que alimenta os bitcoins e outras moedas digitais, estão a aparecer numa variedade de outras aplicações.

bitcoin-moneyAgora, os algoritmos matemáticos básicos que alimentam o bitcoin estão a surgir em contextos que permitem entender como a criptomoeda é apenas uma possível aplicação para tal matemática e como outras aplicações podem ser ainda mais poderosas e socialmente úteis.

A tecnologia Blockchain é a matemática central usada nos bitcoin e é uma forma de descentralizar os itens que não foram anteriormente considerados descentralizáveis. Considere-se o Twister, uma aplicação de microblogue/rede social que usa tecnologia do bitcoin e do BitTorrent. O Twister funciona num agregado de clientes individuais, “peer-to-peer”. A “blockchain” que funciona entre os clientes verifica se as contas de utilizador são únicas e se as mensagens de uma determinada conta pertencem realmente a essa conta.

Jeremy Clark, da Universidade de Carleton, e Aleksander Essex, da Universidade de Waterloo, discutiram outra aplicação da rede bitcoin. Estes académicos pretendem usar o próprio sistema bitcoin como forma de verificar a hora de uma determinada ação, o que chamam de “datação por carbono”.

Estes projetos também mostram duas formas de a tecnologia do bitcoin poder ser reutilizada. Uma envolve a utilização do mesmo protocolo que o bitcoin e a outra utiliza o protocolo e a rede do bitcoin, aproveitando a existência da rede para distribuir os dados.

namecoin usa o seu próprio “blockchain” ao estilo do bitcoin para criar um sistema de nomes de domínios seguros como possível alternativa para o normal registo de domínios da ICANN. No entanto, isso não impediu os usurpadores de domínios de abocanharem domínios de forma barata e os tentar revender com lucro.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor