Big Data pode otimizar agricultura

Big DataData-StorageSoftware

Será possível que as soluções de Big Data possam ter impacto na agricultura? A NEC e a Dacom iniciaram uma colaboração para maximizar a produção e reduzir custos nas atividades agrícolas. A NEC juntou-se à Dacom, empresa especializada em soluções de TI para a agricultura, para fazer o ensaio de uma solução agrícola de precisão

Será possível que as soluções de Big Data possam ter impacto na agricultura? A NEC e a Dacom iniciaram uma colaboração para maximizar a produção e reduzir custos nas atividades agrícolas.

NEC, sensor

A NEC juntou-se à Dacom, empresa especializada em soluções de TI para a agricultura, para fazer o ensaio de uma solução agrícola de precisão na Roménia. Foram usados sensores ambientais e software analítico de Big Data para maximizar a produção com custos reduzidos.

Através da medição precisa das condições agroclimáticas de cada um dos campos, foi possível minimizar os fertilizantes, os pesticidas, a água e também o combustível usado. Desta forma, pouparam-se recursos, ao mesmo tempo que se maximizava a produção agrícola.

Após a apresentação dos resultados do ensaio, as duas empresas estão a trabalhar para introduzir no mercado o sistema de apoio à decisão na gestão das culturas, que inicialmente se vai concentrar nos mercados da Europa, Médio Oriente e África.

O sistema funciona da seguinte forma: são analisados os dados obtidos por estações meteorológicas e pelos sensores instalados nos solos. Para além disso, o produtor tem ainda acesso aos dados agronómicos regionais e previsões meteorológicas, através de uma aplicação.

As investigações do ensaio concluem que é possível reduzir as despesas com produtos químicos até 40 por cento por cada hectare, quando comparadas com explorações agrícolas que não usam soluções analíticas.

“A Dacom tem vindo a ajudar agricultores em todo o mundo a aumentarem a sua produção e os seus lucros através da utilização de fontes de dados avançadas e de serviços online desde os anos oitenta. Estamos muito satisfeitos por sermos parceiros da NEC na investigação de como uma nova geração de soluções emergentes na área da análise de dados, pode reduzir ainda mais a utilização dos fatores de produção agrícola para assegurar a sustentabilidade e a rentabilidade da produção alimentar a longo prazo”, disse Janneke Hadders, CEO da Dacom.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor