Portugal com 44% de hipóteses de passar fase de grupos

Data-Storage

O site Five Third Eight, especializado em desporto, resolveu apresentar uma ferramenta interativa que prevê os resultados do Mundial de futebol que hoje dá literalmente o pontapé de saída no Brasil. E depois de uma rápida análise, verificamos que as hipóteses de Portugal nesta Copa do Mundo não são, digamos, muito simpáticas. Por isso, e apesar

O site Five Third Eight, especializado em desporto, resolveu apresentar uma ferramenta interativa que prevê os resultados do Mundial de futebol que hoje dá literalmente o pontapé de saída no Brasil. E depois de uma rápida análise, verificamos que as hipóteses de Portugal nesta Copa do Mundo não são, digamos, muito simpáticas. Por isso, e apesar do algoritmo avançado de análise de Big Data que este site usa, vamos acreditar que os prognósticos só mesmo… no final do jogo. Não fosse a bola redonda! 

Portugal

Dados estatísticos, históricos das equipas, acompanhamento individual de cada jogador para delinear cenários prováveis de jogo, tudo está disponível no site da Five Third Eight. Que não se fica por aqui. O algoritmo desenvolvido para a análise é tão avançado que leva em conta até o nível de stress que o deslocamento dos atletas pode causar. Pois é. Jet lag, diferentes condições climatéricas e pouco tempo para que biologicamente o corpo dos atletas se habitue ao Brasil é tudo levado em conta. Até porque tudo cria impacto nas hipóteses de uma vitória.

E apesar da tal bola ser redonda, o site, ou melhor, esta ferramenta, tenta traduzir em números palpáveis as possibilidades de vitória, ou derrota, das várias equipas.

Atualizada em tempo real, a ferramenta faz uma projeção imediata do possível resultado das partidas. Hoje, no dia de arranque desta competição, a ferramenta disponibiliza a probabilidade dos países vencerem os seus respetivos grupos. E cá está, o Brasil é o favorito, com 99% de hipóteses de passar para a próxima fase. A Argentina também está bem cotada, com 93% de probabilidade de passar para a próxima etapa, seguida pela Alemanha, pela França, pela Espanha e pela Columbia.

Diferente dos modelos de análise mais usados, que só focam as estatísticas passadas, o modelo de análise é preditivo. Até mesmo jogos amistosos são levados em conta, pois servem de referencial especialmente contra equipas com rivalidades históricas.

Pela análise, o Brasil tem mais de 45% de probabilidades de ganhar esta Copa do Mundo.

Quanto a Portugal, ora bem… Portugal tem só 44% de probabilidade de passar aos oitavos de final. Ou seja, de ultrapassar a fase de grupos. Hipótese essa que desce para 23% se falarmos em ir para os quartos-de-final, 9% se estivermos a falar de meias-finais e 3% de hipótese de estar na final. Ganhar o Mundial? Menos de 1% de probabilidade é o que o site Five Third Eight dá a Portugal.

Esperemos que valor dos nossos jogadores seja mais forte do que o potencial de análise de dados que o Big Data tem vindo a demonstrar nos últimos tempos! Let the games begin!


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor