Benefícios da implementação de contentorização

CloudData CenterInovaçãoNegóciosTecnologia Verde

As estratégias de contentorização do centro de dados podem melhorar significativamente a previsibilidade e eficiência dos sistemas de arrefecimento do data center. Contudo, a maioria dos atuais centros de dados estão limitados neste tipo de estratégias. Adotar qualquer tipo de abordagem de contentorização de ar, seja de corredor frio ou de corredor quente, proporciona poupança

Pedro Nobre_Schneider

As estratégias de contentorização do centro de dados podem melhorar significativamente a previsibilidade e eficiência dos sistemas de arrefecimento do data center. Contudo, a maioria dos atuais centros de dados estão limitados neste tipo de estratégias.

data center

Adotar qualquer tipo de abordagem de contentorização de ar, seja de corredor frio ou de corredor quente, proporciona poupança energética e outros benefícios, tais como uma maior disponibilidade.

De forma geral, a contentorização oferece alguns benefícios importantes a um centro de dados existente:

– Aumento da fiabilidade através da prevenção de pontos quentes. A contentorização pode prevenir a mistura de ar quente e ar frio, o que pode contribuir para uma temperatura inferior uniforme da entrada de ar para equipamentos de TI, de forma a reduzir pontos quentes;

– A densidade de alimentação do bastidor pode ser aumentada de forma a eliminar a recirculação de ar quente. Após efetuar a contenção e a vedação de orifícios para eliminar os percursos de recirculação de ar quente, as densidades de alimentação do bastidor podem ser aumentadas sem a ameaça de pontos quentes;

– A capacidade de arrefecimento será aumentada, ao aumentar o ‘deltaT’ (isto é, a diferença de temperatura entre o ar de alimentação frio e o ar de retorno quente) ao longo das unidades de arrefecimento. A capacidade de arrefecimento pode ser melhorada em 20% ou mais;

– As poupanças energéticas do sistema de arrefecimento serão aumentadas com a capacidade de desligar unidades de arrefecimento que se tornaram redundantes. Este é o resultado de uma separação eficiente dos fluxos de ar quente e ar frio utilizando um sistema de contentorização de ar.

Uma das grandes questões neste tema é a escolha entre contentorização do ar frio e contentorização do ar quente. Se escolher a contentorização do ar frio, terá então duas escolhas possíveis:

– Sistema de Ar Frio – Vantagem: Fácil e de custo reduzido para aplicações de piso técnico; o tempo de implementação mais rápido de todos os sistemas de contentorização. Desvantagem: Menor número de horas de ‘free cooling’; cria um ambiente de trabalho desconfortável nas áreas não contentorizadas.

– Sistema de arrefecimento por fila, corredor frio – Vantagem: As unidades de arrefecimento em fila aumentam a capacidade dos ambientes CACS (contentorização de corredor frio) existentes com unidades de arrefecimento de perímetro; solução pré-embalada. Desvantagem: Custo de capital inicial mais elevado; é necessário mover os bastidores de TI para inserir na fila as unidades de arrefecimento por fila.

Se escolher a contentorização do ar quente, as escolhas aumentam para quatro:

– Bastidor com ar quente – Vantagens: fácil implementação em bastidores HD separados, não requer uma disposição corredor quente/corredor frio; pode ser implementada peça por peça de forma a reduzir as despesas de capital (CapEx); oferece o número mais elevado de horas de ‘free cooling’. Desvantagens: pode causar desequilíbrio de pressão dentro do teto suspenso ou entre os bastidores mais próximos; aumento do tempo de trabalho; maior tempo de implementação para cada bastidor.

– Sistema de corredor quente com conduta – Vantagens: Cria um ambiente de trabalho confortável em áreas não contentorizadas; a capacidade de arrefecimento pode ser partilhada com outros bastidores em duas filas; oferece o número mais elevado de horas de ‘free cooling’. Desvantagens: A elevada temperatura no corredor quente pode criar um ambiente de trabalho desconfortável na área contentorizada; maior tempo de implementação para cada bastidor.

– Sistema de arrefecimento por fila, corredor quente – Vantagens: Opção de baixo custo para centros de dados com arrefecimento por fila já existentes; termicamente neutro para o sistema de arrefecimento por sala já existente; a capacidade de arrefecimento pode ser partilhada com outros bastidores em duas filas; solução pré-embalada que pode reduzir o tempo de implementação. Desvantagens: Se existirem unidades de arrefecimento de perímetro; maior despesa de capital inicial; é necessário mover os bastidores de TI para inserir na fila as unidades de arrefecimento por fila; a elevada temperatura no corredor quente pode criar um ambiente de trabalho desconfortável na área contentorizada.

– Sistema de ar do bastidor – Vantagens: Quase imune às restrições da instalação existente; planeamento fácil para qualquer densidade de alimentação; isolada do sistema de arrefecimento existente; atenua o ruído. Desvantagens: Se existirem unidades de arrefecimento de perímetro; maior custo inicial porque são necessárias mais unidades de arrefecimento; a capacidade de arrefecimento não pode ser partilhada com outros bastidores; maior espaço no piso.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor