eShow 2013 mostra real crescimento do e-commerce

e-Commercee-MarketingNegócios

eShow 2013 é o evento internacional sobre negócios na Internet que está a decorrer no Centro de Congressos de Lisboa. No dia 23 de outubro, o primeiro de dois dias do eShow, estiveram em apresentação no auditório os seguintes fóruns: Economia digital, Fatura eletrónica,Pagamentos, Lojas online e Transporte e Logística. Depois da habitual cerimónia de

eShow 2013 é o evento internacional sobre negócios na Internet que está a decorrer no Centro de Congressos de Lisboa.

e-show 5 No dia 23 de outubro, o primeiro de dois dias do eShow, estiveram em apresentação no auditório os seguintes fóruns: Economia digital, Fatura eletrónica,Pagamentos, Lojas online e Transporte e Logística.

Depois da habitual cerimónia de abertura onde foram dadas as boas vindas aos presentes, iniciou-se o Fórum de Economia Digital. Este contou com a presença dos seguintes oradores: Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI; Jorge Portugal, Consultor do Presidente da República para a Inovação; Susanne Czech , CEO EMOTA e Pedro Gonçalves, Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade.

Jorge Portugal mostrou ter uma perspectiva positiva sobre o comércio eletrónico. Durante a sua intervenção no Fórum Economia Digital disse que “Portugal está pronto para acolher e sustentar o crescimento da Economia Digital e este é um passo para aumentar o PIB”.

O eGovernment está a progredir a bom ritmo e o consultor do Presidente da República fez questão de realçar alguns dados. “Metade da população portuguesa já usou um serviço digital na sua relação com o Estado, número que sobe para 92% no caso das PMEs”. O desafio agora é criar um Estado mais aberto e mais orientado para a qualidade de experiência”.

Outro dos oradores presente no fórum foi Pedro Gonçalves, que realçou o impacto que a Internet tem junto das empresas portuguesas e que é importante que este continue a ser alargado. O secretário de Estado revelou ainda alguns números “65% dos sites aumentaram o número de clientes e 62% registaram vendas para fora de Portugal”, enquanto o valor do PIB continua a descer.

No que toca à regulação da economia digital foi dito que o e-commerce tem de ser mais regulado e que a ANACOM pode ser de certa forma essa reguladora.

Falou-se também do futuro do comércio eletrónico, que passa sem dúvida pela cloud, pelo social, pelo big data e pela mobilidade. A economia na internet pode gerar milhões de trabalhos.

Nos restantes fóruns discutiu-se o balanço dos novos processos eletrónicos de comunicação da faturação; o sistema de comunicação eletrónica dos documentos de transporte; as oportunidades potenciadas pelo comércio eletrónico; a participação das principais empresas de transporte e logística a operar em Portugal e das dificuldades que estas têm para distribuir os seus produtos.

O evento no auditório um terminou com o fórum sobre Transporte e Logística, onde se falou da participação das principais empresas de transporte e logística a operar em Portugal e das dificuldades que estas têm para distribuir os seus produtos.

e-show 18No auditório dois do centro de congressos, Miguel Fernandes, head of sales da paypal portugal, apresentou no fórum “Aumente já as suas vendas online” o modo que a paypal tem de ajudar as empresas a aumentar as suas vendas. Foram apresentadas as vantagens de aceitar pagamentos paypal, que já é um meio de pagamento utilizado por 110 milhões de pessoas em todo o Mundo. Foi também abordado um caso de sucesso da TAP, que é um dos mais recentes parceiros da paypal.

No seminários “Revolucao do e-commerce ta so comecando!”, o CEO da Nova Pontocom, German Quiroga, abordou neste temas como o comercio digital, estrategias, cenarios, oportunidades e tendendias da internet. German Quiroga falou também sobre o cenário competitivo do e-commerce no brasil, que tem vindo a crescer.

Tiago Carvalho, site manager do Coisas.com, reforçou a ideia d que os utilizadores podem encontrar toda a oferta presente num centro comercial tradicional apenas à distancia de um clique.

Para terminar a sessão no auditório dois, Teresa Mesquita, diretora do departamento de gestão de produto da SIBS PAYMENT SOLUTIONS, falou  da evolução do comércio digital, das barreiras ainda existentes neste setor e as soluções que a SIBS disponibiliza ao mercado.

A 3ª edição do eShow organizado pela ACEPI termina hoje, no Centro de Congressos de Lisboa.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor