Bairro de Tóquio adota solução de prevenção de desastres da NEC

Segurança

A NEC vai implementar um projeto de prevenção e controlo de desastres no bairro de Toshima em Tóquio. Esta zona, com elevada densidade populacional, será uma das primeiras a estar capacitada com um sistema de análise comportamental de multidões, alimentado por imagens capturadas a partir de câmaras de vigilância estrategicamente posicionadas. A empresa diz que

A NEC vai implementar um projeto de prevenção e controlo de desastres no bairro de Toshima em Tóquio. Esta zona, com elevada densidade populacional, será uma das primeiras a estar capacitada com um sistema de análise comportamental de multidões, alimentado por imagens capturadas a partir de câmaras de vigilância estrategicamente posicionadas.

nec corporation

A empresa diz que a sua Tecnologia de Análise de Comportamento de Multidões – assim se chama a solução – permite identificar alterações comportamentais das massas populacionais sem que as identidades e privacidade dos indivíduos sejam comprometidas. Esta solução “estima o grau de concentração da multidão e deteta situações anómalas, bem como alterações no fluxo normal de grupos de pessoas, recorrendo a imagens captadas através de câmaras de segurança”, explica a NEC.

Toshima é um bairro na capital japonesa que, de acordo com a tecnológica, caracteriza-se por uma grande concentração populacional em determinadas áreas, designadamente nas imediações da estação ferroviária de Ikebukuro, que regista uma diária média de cerca de 2,5 milhões de utentes. A NEC afirma que “num ambiente tão concorrido, é importante tomar medidas imediatas, caso se verifique algum desastre e, mesmo em condições normais, é essencial detetar rapidamente uma situação que possa originar algum acidente”.

Esta tecnologia identifica anomalias comportamentais das massas, analisando em tempo real imagens captadas pelas câmaras recentemente instaladas nas principais estações de caminho-de-ferro e estradas de Toshima. Caso seja detetado algum padrão comportamental irregular, o sistema da NEC emite um alerta para que possa prontamente identificar-se o local da ocorrência e disponibilizar-se a assistência necessária, podendo, assim, evitar-se situações de maior grau de gravidade.

“No âmbito da sua atividade dedicada às soluções para a sociedade, a NEC impulsiona o desenvolvimento de soluções de segurança, que constituem um pilar da sua estratégia global de crescimento”, disse, em comunicado, Kunio Kondo, vice-presidente sénior da NEC Corporation. “Estabelecemos um sistema de soluções designado por Cidades mais Seguras, baseado no nosso historial de fornecimento de mais de 500 sistemas, em 40 países de todo o mundo. Este novo sistema no bairro de Toshima, em Tóquio, é uma parte importante do contributo da NEC para a criação de cidades mais seguras e protegidas”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor