Atualização do Windows 10 provoca problemas nas webcams

Negócios

A Microsoft reconheceu que o update de aniversário do Windows 10, lançado no início deste mês, está a causar problemas em milhões de webcams.

A Microsoft lançou a 2 de Agosto uma atualização do Windows 10, conhecida como a actualização de aniversário, que trouxe segurança acrescida com o Windows Hello, alterações à assistente pessoal Cortana e ao Menu Iniciar, entre outras melhorias.

No entanto, assim que os utilizadores fizeram o update 1607 do Windows, as queixas começaram a inundar o site de suporte da Microsoft indicando que a atualização fez com que as webcams deixassem de funcionar corretamente.

A falha afetou webcams ligadas por USB e origina um de dois problemas: a câmara pára de trabalhar ou as imagens ficam congeladas. Esta situação acontece mesmos quando são usados programas da Microsoft, como o Lync ou o Skype.

Para piorar a situação, não há, ainda, nenhuma forma de resolver o problema. No entanto, a empresa de Redmond assegurou que está a trabalhar numa solução e que a mesma deverá estar disponível em setembro.

Aparentemente, o update impede a webcam de utilizar streams codificados em MJPEG ou H.264, permitindo apenas a codificação YUY2.

Mike M, um engenheiro da equipa Windows Camera assumiu, numa das respostas do site de suporte, que a Microsoft cometeu um erro .

“Nós falhámos e eu gostaria de pedir desculpas a todos os afetados”, escreveu o engenheiro da gigante tecnológica. “Estamos a trabalhar para conseguir melhorar a documentação e para responder a quaisquer perguntas e dificuldades que possam ter.”

Há uma correção alternativa que os utilizadores podem fazer para resolver a questão mas exige alterações ao registo do sistema (system registry), o que apenas está ao alcance de alguns utilizadores com conhecimentos avançados de Windows.