Atualização do Android com falhas crassas

AppsMobilidadeSegurançaSO

A Microsoft e a Universidade do Indiana revelaram uma multiplicidade de falhas que a atualização do sistema operativo Android comporta em dispositivos móveis, permitindo a implementação, sem consentimento do utilizador, de aplicações maliciosas. As falhas descobertas no processo de update do sistema operativo Android da Google, permitem que aplicações, inofensivas na anterior versão do software,

A Microsoft e a Universidade do Indiana revelaram uma multiplicidade de falhas que a atualização do sistema operativo Android comporta em dispositivos móveis, permitindo a implementação, sem consentimento do utilizador, de aplicações maliciosas.

android

As falhas descobertas no processo de update do sistema operativo Android da Google, permitem que aplicações, inofensivas na anterior versão do software, se tornem maliciosas e portas de entrada para criminosos cibernéticos que podem furtar dados do utilizador.

A atualização do software potencia a criação de aplicações maliciosas, que passam a ter acesso a informação pessoal do utilizador, através de voicemail, dos dados de identificação do utilizador, dos registos de chamadas e das mensagens de texto.

Estas malapps podem ainda impedir que o utilizador instale certas aplicações, como o Play Services.

O registo das descobertas dizia que o malware pode ganhar controlo sobre o sistema operativo e reduzir o grau de proteção das aplicações.

A Microsoft e a Universidade do Indiana disseram já ter notificado a Google e as fabricantes de software acerca das vulnerabilidades na atualização do Android, e disseram estar a desenvolver soluções para colmatar as falhas reveladas.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor