Atos reforça investimento na rede 5G

MobilidadeSmartphones
0 0 Sem Comentários

A Atos está a reforçar o investimento em 5G com a participação em cinco dos principais projetos europeus responsáveis pela definição da futura rede 5G.

Estes são os primeiros projetos europeus a definir a rede 5G, com o intuito de posicionar a Europa como um dos principais atores à escala mundial na definição da tecnologia, dos standards e da disponibilização da próxima geração de redes e serviços de comunicações até 2020. São o Sonata,  5G NORMA, Xhaul, Sesame e 5GEx.

Estes projetos são financiados pela Comissão Europeia no contexto do Programa Horizonte 2020, e no âmbito do qual a Atos está a colaborar com empresas de telecomunicações europeias, centros de investigação e diversas universidades.

  • SONATA: Service Programing and Orchestration for Virtualized Software Networks

Coordenado pela Atos, este projeto irá disponibilizar os standards dos serviços e as técnicas de descrição dos serviços e das aplicações nos futuros ambientes das redes 5G. Recorre a padrões de desenho de software, a automatização de testes e outras técnicas de desenvolvimento de software,  e um SDK (kit de desenvolvimento de software) concebido para maximizar a eficiência das equipas de desenvolvimento de serviços e aplicações. O SDK conta com uma plataforma de serviços baseada numa arquitetura plugin, que permite gerir de forma flexível a execução dos serviços.

  • 5G NORMA: 5G Novel Radio Multiservice adaptive network Architecture

Visa desenvolver uma nova arquitetura para as redes de comunicações móveis para permitir a gestão dos recursos e a sua adaptação às flutuações do tráfego, decorrentes dos portfólios de serviços heterogéneos e dinâmicos que se alteram consoante os contextos locais. Esta abordagem multioperador da rede móvel beneficia da capacidade de adaptação e eficiência das funções da rede, permitindo uma partilha dinâmica da distribuição dos recursos entre os operadores.

  • XHAUL: The 5G Integrated Fronthaul/Backhaul

Tem como objetivo o desenvolvimento de uma rede de transporte fronthaul e backhaul integrada para o 5G e que permita voltar a configurar, através do software, todos os elementos da rede num único ambiente de gestão. Inclui switches com elevada capacidade de comutação e circuitos de transmissão heterogéneos interligados aos Remote Radio Heads, às macro e às small cells das redes de comunicação 5G, às unidades de processamento na cloud e aos pontos de ligação das redes básicas de um ou de múltiplos prestadores de serviços. O XHAUL interligará de forma flexível as funções de 5G das redes alojadas na cloud, através dos próprios nós da rede, da implementação de um novo controlador de rede e do fluxo dos dados para todas as tecnologias de transmissão e switches de baixa latência.

  • SESAME: Small Cells Coordination for Multi-tenancy and Edge Services

Este projeto será responsável pelo desenvolvimento da infraestrutura necessária para permitir acesso via rádio aos serviços 5G virtualizados, multioperador e multifrequência. O SESAME propõe o conceito de small cells multioperador habilitadas para a cloud, integrando uma plataforma virtualizada que oferece a gestão automática, a implementação e a execução virtual das funções da rede, das novas aplicações e dos serviços na própria infraestrutura da rede de acesso.

  • 5GEX: 5G Exchange

O 5GEx permitirá orquestrar os serviços de vários operadores a partir de múltiplos domínios administrativos, conjugando os elementos da rede e os serviços ponta-a-ponta dos diversos operadores, com base em tecnologias e recursos heterogéneos. O seu objetivo é permitir a colaboração entre os operadores a nível dos serviços da infraestrutura 5G.

A revolução do 5G

A rede trará níveis únicos de capacidade de serviço emergentes das novas aplicações inteligentes de IoT, novas experiências de multimédia muito mais envolventes e novos tipos de convergência entre os acessos fixos e os móveis. Os utilizadores irão experienciar níveis de desempenho ilimitados, poderão conectar-se a novos tipos de dispositivos de forma massiva, e poderão disfrutar de uma nova geração de serviços baseados na Internet táctil.

Também será determinante para desenvolvimento de novos serviços nos sectores automóvel, energia, saúde, multimédia e cidades inteligentes.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor