Atos lança simulador quântico

EmpresasNegóciosSegurança

A Atos, apresentou uma máquina com capacidade de simular até 40 bits quânticos (Qubits). O novo simulador, denominado Atos Quantum Learning Machine (Atos QLM), é alimentado por um supercomputador ultracompacto associado a uma linguagem de programação universal. O novo sistema está disponível em 5 configurações diferentes (de 30 a 40 Qubits) para responder às diferentes

A Atos, apresentou uma máquina com capacidade de simular até 40 bits quânticos (Qubits). O novo simulador, denominado Atos Quantum Learning Machine (Atos QLM), é alimentado por um supercomputador ultracompacto associado a uma linguagem de programação universal. O novo sistema está disponível em 5 configurações diferentes (de 30 a 40 Qubits) para responder às diferentes necessidades das empresas. O Atos QLM permite que os investigadores, os estudantes e os engenheiros desenvolvam e testem desde já as aplicações e os algoritmos quânticos dos computadores do futuro. Esta máquina, concebida pelo laboratório Atos Quantum (o primeiro e o mais relevante programa quântico da indústria a ser lançado na Europa – novembro de 2016) já desenvolveu várias inovações de topo extremamente importantes e na esteira das quais foram registadas inúmeras patentes.

Durante o anúncio do Atos Quantum Learning Machine, Thierry Breton, Presidente e CEO da Atos, afirmou: “ao disponibilizar comercialmente o simulador quântico mais poderoso do mundo, a Atos reafirma quer a sua ambição de ser líder da indústria na Europa, quer o seu compromisso de apoiar os clientes no que irá ser seguramente o próximo paradigma da disrupção digital. A física quântica irá provocar mudanças profundas, especialmente na área da cibersegurança – uma das principais prioridades estratégicas das empresas nos nossos dias. A Atos já estamos a trabalhar numa resposta aos fortes impactos que a computação quântica irá ter neste contexto. As equipas do nosso laboratório Atos Quantum têm vindo a efetuar progressos notáveis – que são validados por um Conselho Científico, que é internacionalmente reconhecido, para oferecer hoje aos cientistas e aos engenheiros de todo o mundo um ambiente de simulação que lhes permitirá desenvolverem desde já algoritmos quânticos e preparam-se para os novos desenvolvimentos emergentes no nosso sector.”

Para lá dos limites físicos da informática dos nossos dias…

A Lei de Moore, que rege a indústria dos microprocessadores e a estrutura da computação desde há mais de 50 anos, em breve estará obsoleta e os computadores quânticos (assentes nos princípios da mecânica quântica) irão superar os limites da computação tal como a conhecemos atualmente, dando lugar a novas oportunidades, em especial na área da informática intensiva.

… e antecipando as próximas grandes disrupções na área da cibersegurança

A capacidade de cálculo oferecida pela computação quântica inclui a factorização quase instantânea dos números primos (algoritmo de Shor), vulnerabilizando a maioria dos atuais algoritmos de encriptação assimétrica (como o RSA) que estão atualmente na base de todos os sistemas de segurança da internet e de todos os sistemas bancários.

Por este motivo, a Atos já está a trabalhar para implementar algoritmos de segurança quantum safe, cujo nível de complexidade permitirá proteger os dados de qualquer tentativa de desencriptação ilegal, inclusive se originada por um computador quântico.

 

 

Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor