Ataques de DDoS aumentam 47%

Segurança

A Akamai apresentou um estudo sobre ataques DDoS (Distributed Denial of Service) a nível global, onde mostra que este tipo de cibercrime cresceu 47% no primeiro trimestre deste ano, quando comparado com o período homólogo de 2013. O sector de Media & Entretenimento foi o alvo preferencial. O relatório da Akamai mostra igualmente que, para

A Akamai apresentou um estudo sobre ataques DDoS (Distributed Denial of Service) a nível global, onde mostra que este tipo de cibercrime cresceu 47% no primeiro trimestre deste ano, quando comparado com o período homólogo de 2013. O sector de Media & Entretenimento foi o alvo preferencial.

photo_1374618931161-1-HD

O relatório da Akamai mostra igualmente que, para concretizarem os DDoS, os cibercriminosos estão a recorrer cada vez menos à botnet tradicional, dando primazia a técnicas que permitem atacar os protocolos de Internet disponíveis em servidores e dispositivos vulneráveis.

Durante o primeiro trimestre deste ano, mais de metade do tráfego de ataques DDoS (54%) foi dirigido ao sector de Media & Entretenimento. De destacar também que os ataques a infraestruturas aumentaram 68%, embora os ataques contra aplicações tenham diminuído 21%.

A Akamai alerta também para o facto de terem aparecido ferramentas capazes de criar danos maiores com menos recursos, provenientes de um mercado que funciona como uma espécie de DDoS-as-a-Service. Aliás, foi neste trimestre que se registou o maior ataque de DDoS, que conseguiu gerar um pico de tráfego superior a 200Gps e 53.5Mpps.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor