Asus lança robô doméstico Zenbo

Inovação

Na Computex 2016, que decorre em Taiwan, a Asus apresentou mais que um novo alinhamento de smartphones: deu a conhecer o Zenbo, o seu novo robô doméstico. Vai custar cerca de 600 euros.

O Zenbo é um “companheiro” robótico para a família, com formas arredondadas e capacidade de deslocação autónoma. Foi apresentado pelo chairman Jonney Shih na conferência “Zenvolution” da Asus, durante o evento.

“Durante décadas, os humanos sonharam em ter um companheiro assim: inteligente, querido, e sempre ao nosso dispor. A nossa ambição é levar a computação robótica a todos os lares“, afirmou o chairman na apresentação.

O preço do robô deverá rondar os 600 euros e a sua missão é oferecer assistência, entretenimento e companhia às famílias. Os utilizadores interagem com ele dando comandos de voz para várias funções, incluindo chamadas de vídeo, redes sociais, compras, streaming de filmes e programas de televisão. As crianças podem ser entretidas com histórias e jogos educativos, músicas e sessões de dança.

Na hora de dormir, o robô pode contar histórias, que aparecem no ecrã com vozes diferentes, ao mesmo tempo que ajusta a iluminação do quarto.

O Zenbo tem ainda uma funcionalidade específica destinada aos seniores, no sentido de ajudar a monitorizar o seu bem-estar e saúde: lembra consultas no médico, horário de medicação e exercícios a fazer. Também notifica outros membros da família caso haja uma queda, que podem depois controlar remotamente o robô e usar a sua câmara para verem o que se passa.

Nas tarefas domésticas, o robô pode controlar vários dispositivos da casa inteligente, como luzes, televisões, ar condicionado, campainhas inteligentes (para ver quem está à porta), ajudar na cozinha e tirar fotografias.

“O Zenbo suporta um número crescente de aplicações, que expandem as suas capacidades e trazem novas funcionalidades aos utilizadores”, explica a Asus, que lançou um programa de desenvolvimento que dá acesso ao SDK do robô. “Adicionalmente, os Zenbo Partners podem trabalhar com a Asus para ajudarem a construir um ecossistema rico e robótico que vai avançar o Zenbo e enriquecer a vida dos utilizadores.”


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor