Aquaris E4.5 é o primeiro smartphone Ubuntu

Mobilidade

A bq anunciou o lançamento do Aquaris E4.5 Ubuntu Edition, o primeiro smartphone com este sistema operativo. Dentro das próximas semanas, estará disponível por toda a Europa nas principais operadoras, incluindo a Portugal Telecom. Durante as próximas semanas, a bq, empresa espanhola de tecnologia de consumo e desenvolvimento de software, colocará à venda o Aquaris

A bq anunciou o lançamento do Aquaris E4.5 Ubuntu Edition, o primeiro smartphone com este sistema operativo. Dentro das próximas semanas, estará disponível por toda a Europa nas principais operadoras, incluindo a Portugal Telecom.

BQ-and-Canonical-Officially-Launch-Aquaris-E4-5-Ubuntu-Edition-472397-4

Durante as próximas semanas, a bq, empresa espanhola de tecnologia de consumo e desenvolvimento de software, colocará à venda o Aquaris E4.5 Ubuntu Edition, um pouco por toda a Europa, tornando disponível para o público o primeiro smartphone com o sistema operativo Ubuntu. O lançamento acontecerá através de um conjunto de flash sales no site da bq, sendo que a data da primeira será anunciada no Twitter da Ubuntu e bq e na página de Facebok da Ubuntu.

O Aquaris E4.5 Ubuntu Edition parte da ideia de tornar a experiência mais simples para o utilizador e, para isso, contribui a integração de scopes. Os scopes funcionam como uma nova interface para o utilizador, pensada para distribuir conteúdos e serviços diretamente para o ecrã principal, oferendo a possibilidade de uma experiência menos fragmentada. Os scopes presentes no sistema operativo Ubuntu, pretendem criar um “ecossistema mais simples para os programadores e uma oportunidade sem precedentes para os fabricantes e empresas de telefones móveis”, de acordo com as declarações presentes em comunicado.

Cristian Parrino, vice-presidente da divisão móvel da Canonical, empresa responsável pela Ubuntu, realça o papel desta ferramenta, afirmando que o “Ubuntu oferece ao utilizador uma forma totalmente diferente de interagir com o dispositivo” já que os scopes “guiam-no até ao conteúdo com a mesma lógica com que o utilizador pensa no mesmo e, além disso, de uma forma fluida e cómoda”,

O novo equipamento surge numa altura em que “o mercado dos smartphones continua a crescer exponencialmente”, de acordo com Bruno Santos, diretor de produto da PT Portugal e acrescenta que as expectativas estão elevadas em relação às “novas oportunidades de diferenciação e valor acrescentado que oferece a utilizadores finais e operadoras”.

O Aquaris E4.5 Ubuntu Edition tem um ecrã com 4,5 polegadas e tecnologia multitátil em cinco pontos diferentes. Quanto à memória, possui 8 GB mas tem capacidade para receber um cartão externo de até 32 GB. Com uma câmara traseira de 8 Mpx e frontal de 5 Mpx, o smartphone possui ainda notificações LED e tecnologia de som Dolby.

A empresa acrescenta que o Aquaris E4.5 Ubuntu Edition é um smarphone dual SIM e que, por isso, é completamente livre de operadora, embora, as operadoras que comercializem o equipamento o façam, provavelmente, associado às suas próprias ofertas e pacotes. Em Portugal, será a Portugal Telecom a disponibilizar o smartphone.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor