Apple vai construir segundo data center na Dinamarca

CloudData CenterInovaçãoTecnologia Verde

A gigante tecnológica anunciou, esta segunda-feira, que vai investir 921 milhões de dólares num novo data center na Dinamarca, que será inteiramente alimentado a energias renováveis.

Este será o segundo centro da empresa de Cupertino na Dinamarca e o mesmo será localizado em Aabenraa, perto da fronteira com a Alemanha. O primeiro está a ser construído em Viborg e deverá estar a funcionar ainda este ano.

O novo data center deverá estar operacional no segundo semestre de 2019 e vai ser usado para os serviços da iTunes Store, App Store, iMessage, Maps e Siri na Europa.

Erik Stannow, Manager da Apple nos países nórdicos, afirmou à Reuters que a empresa está entusiasmada “em expandir as operações dos seus data centers na Dinamarca e investir em novas fontes de energia limpa”.

“O centro de Aabenraa, como todos os nossos data centers, vai funcionar com energia 100% renovável desde o primeiro dia”, acrescentou o executivo.

A Dinamarca é líder em energia éolica e de biomassa, tendo sido esse um dos motivos de escolha mas, conforme referiu o responsável da Apple à agência noticiosa, a fiabilidade da rede foi outro importante fator.

De recordar que o Facebook também anunciou planos para a construção de um data center na Dinamarca, que deverá entrar em funcionamento em 2020, e é o seu terceiro fora dos EUA.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor