Apple lidera tecnológicas no ranking Fortune 500

EmpresasNegócios

O crescimento pode ter estagnado e a indústria pode duvidar da capacidade de inovação da Apple por estes dias, mas a empresa de Cupertino continua a liderar o mercado das tecnológicas. É o que diz o ranking Fortune 500, que coloca a Apple no topo do sector em termos de vendas.

A Apple bateu a concorrência com 233 mil milhões de dólares em receitas em 2015, e aparece em t terceiro no ranking global – que ordena as empresas norte-americanas por receitas. A cadeia de retalho Walmart ficou em primeiro, com 486 mil milhões de dólares, e a Exxon Mobil em segundo, com 246 mil milhões.

Mas no que toca a tecnologia, a Apple foi coroada à frente de todas as outras – também foi a empresa mais lucrativa do ano, com 53 mil milhões de dólares. A terceira posição no ranking deste ano representa uma subida de dois lugares.

E quanto à concorrência? Muito longe. A Amazon está em 18º, com 107 mil milhões, a HP aparece em 20º lugar, com 103,3 mil milhões, e a Microsoft está em 25º, com 93,5 mil milhões. A IBM está mais abaixo, em 31º, e a arqui-rival Alphabet (Google) em 36º, com 74,9 mil milhões.

Quanto ao Facebook, teve uma subida extraordinária: galgou 85 posições para 157º.  A Netflix subiu ainda mais, 95 posições para a posição 379.

É claro que este ranking não considera gigantes com sede fora dos Estados Unidos, como uma Lenovo, Samsung ou Huawei. Ainda assim, é bastante significativo que, dada a desconfiança dos investidores e do mercado perante a performance da Apple, a empresa não só se mantenha no topo  do sector tecnológico mas também tenha avançado duas posições no ranking global.

As 500 empresas podem ser consultadas aqui.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor